Altura, peso, custo: como é a estátua da Havan que caiu no RS?

Altura, peso, custo: como é a estátua da Havan que caiu no RS?

Uma réplica da Estátua da Liberdade, símbolo da loja de departamentos Havan, despencou na região metropolitana de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira (15/12). O acidente aconteceu após a Defesa Civil local emitir alerta vermelho para ventos de até 90km/h.

Segundo dados da Havan, a estátua que caiu possui 35 metros de altura total, padrão da altura no país, mas a parte que cedeu foi exclusivamente a estátua, com 24 metros de altura.

Nas imagens que circulam pelas redes sociais é possível ver que a estátua não se destaca da base e que o seu braço foi o mais atingido com a queda. Felizmente, não houve feridos.

Estima-se que a réplica custa em torno de R$1,5 milhão. Ela é feita de fibra de vidro e pesa mais de três toneladas.

A Havan esclareceu, em nota, que todas as suas estátuas contam com Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e que, em Guaíba, município da queda, a estrutura estava instalada desde a inauguração da loja, em 2020.

“A empresa reforça que a prioridade é a segurança de clientes, colaboradores e da comunidade. Será realizada uma vistoria técnica para apurar as causas do incidente e definir as próximas medidas.”

Leia também

Origem

O Brasil é o país que mais tem Estátuas da Liberdade no mundo devido à Havan. São mais de 70 réplicas espalhadas pelo território nacional. A ideia surgiu em 1995, após sugestão de uma criança chamada Rafain, residente de Brusque, Santa Catarina – cidade com a primeira loja e que detém a maior estátua, de 57 metros.

Nem toda loja Havan tem o monumento em sua fachada, a decisão, segundo o empreendimento, depende de diversos fatores como, por exemplo, se há espaço em frente à loja para instalação.

Categories: Geral
Tags: BRASILHavanNegóciosPorto AlegreRio Grande do Sul