A onda de calor que vem atingindo o Brasil nos últimos dias deve continuar até, pelo menos, segunda-feira (29/12) em grande parte do país. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), segue em vigor um alerta vermelho de grande perigo para regiões do Sudeste, Sul e Centro-Oeste.
O aviso inclui 1.284 municípios de estados como São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.
Segundo o Inmet, a onda de calor é caracterizada por temperaturas até 5°C acima da média e representa riscos à saúde. Neste domingo, o calor se intensifica nos estados sob alerta, com máximas previstas de até 41ºC no Rio de Janeiro (RJ), 38ºC em São Paulo (SP), 36ºC em Mato Grosso do Sul (MS) e 35ºC em Minas Gerais (MG).
Os termômetros também devem registrar máximas de 34°C no Espírito Santo (ES), 31°C no Paraná (PR) e em Goiás (GO), e 30°C em Santa Catarina (SC).
A alta nas temperaturas é provocada pela atuação de um vórtice ciclônico de altos níveis, sistema que favorece a formação de um bloqueio atmosférico. Essa condição dificulta a chegada de frentes frias e intensifica a presença de uma massa de ar quente e seco sobre o país, prolongando o calor por vários dias consecutivos.
Leia também
-
Último sábado do ano terá calorão e chuvas; veja a previsão do clima
-
Sol ou chuva? Inmet revela como será último fim de semana do ano no DF
-
Governador reúne prefeitos para traçar plano contra chuvas no Ano Novo
-
Calor extremo e chuvas elevam riscos à saúde no verão, alerta médico
Cuidados com o calor extremo
- Fazer refeições leves
- Usar roupas leves
- Usar chapéus e óculos escuros
- Aumentar a ingestão de água ou sucos de frutas naturais
- Evitar a exposição direta ao sol, em especial, de 10h às 16h
- Reduza o tempo de atividade física em ambientes diretamente expostos ao sol
- Não deixar crianças, pessoas idosas ou animais de estimação sem vigilância em veículos estacionados
Frio
Apesar do calor predominante, o clima não será totalmente estável em todas as regiões. Em alguns estado da região Sul do Brasil, a passagem de uma frente fria provoca instabilidades, especialmente no Rio Grande do Sul, onde são esperados volumes elevados de chuva, que podem chegar a 100 milímetros por dia, além de ventos fortes e risco de tempestades com raios e granizo.
já em estados das regiões Norte e Centro-Oeste, a combinação entre calor e umidade favorece a ocorrência de pancadas de chuva, principalmente à tarde. Estados como Acre e Roraima podem registrar acumulados de até 50 milímetros por dia, com temperaturas que variam entre 30 °C e 34 °C.