“Bebê Mounjaro”: Canetas emagrecedoras podem alterar o efeito de anticoncepcionais

“Bebê Mounjaro”: Canetas emagrecedoras podem alterar o efeito de anticoncepcionais

Muitas pacientes que utilizam canetas emagrecedoras foram surpreendidas no processo de busca por um corpo dos sonhos. Acontece que o medicamento pode reduzir a eficácia de contraceptivos orais, como pílula. A confirmação foi feita pela Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MRHA), do Reino Unido. O órgão é equivalente à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil.

O alerta, emitido pela agencia britânica neste ano, recomenda que mulheres que estejam fazendo o tratamento com Mounjaro utilizem métodos contraceptivos não orais, como implante, preservativos ou dispositivo intrauterino (DIU). A orientação surge após a agência receber diversos relatos de gravidezes de mulheres que usavam medicamentos para emagrecer.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Aplicação de caneta emagrecedoraReprodução/Freepik Canetas emagrecedorasReprodução Canetas emagrecedorasReprodução Divulgação Divulgação

Voltar
Próximo

Leia Também

Saúde
Anvisa autoriza uso do Mounjaro contra apneia do sono em pessoas com obesidade

Saúde
Anvisa libera Mounjaro para emagrecimento; veja quem pode usar e contraindicações

Saúde
Após parar Mounjaro, mais de 80% dos pacientes voltam a ganhar peso, revela estudo

Política
Deputado do DF propõe distribuição gratuita de Ozempic e Mounjaro

Foi o que aconteceu com a ex-bbb Laís Caldas, recentemente. Ela revelou ter engravidado mesmo tomando contraceptivo oral. A influenciadora contou que estava em um protocolo com uso de Mounjaro, o que acabou cortando o efeito de seu anticoncepcional. Apesar do susto, a gravidez foi muito bem-vinda para ela.

Um estudo publicado pelo “The Journal of the American Pharmacists Association”, demonstrou que a tirzepatida – princípio ativo do Mounjaro – reduziu a quantidade de etinilestradiol (componente da pílula anticoncepcional oral combinada) na corrente sanguínea em 20%. Também aumentou o tempo necessário para a absorção completa do etinilestradiol na corrente sanguínea em duas a quatro horas.

Essa absorção feita de forma mais lenta, prejudica a capacidade do medicamento de suprimir a ação do sistema reprodutor feminino e consequentemente, acaba afetando seus efeitos contraceptivos.

Categories: ENTRETENIMENTO
Tags: MounjaroPílula anticoncepcionalSAÚDE