A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta segunda-feira (15/12), a tabela básica das 38 rodadas do Brasileirão de 2026, acompanhada do Regulamento Específico da Competição e do Plano Geral de Ações. A documentação detalha datas e mandos de campo para a próxima temporada, além de alterações nas regras e no formato da competição.
Dentre as principais mudanças, está a redução no número de vagas para a Conmebol Libertadores ofertadas por meio do Campeonato Brasileiro. Até a edição de 2025, os quatro primeiros colocados garantiam vaga direta na fase de grupos, enquanto o 5º e o 6º iam para as fases preliminares, no chamado G-6. Agora, a sexta vaga à competição continental foi direcionada ao vice-campeão da Copa do Brasil.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Mudança tem como objetivo evitar conflito de datas com a Copa Intercontinental.Divulgação/CBF Bruno Henrique levanta taca do Brasileirão, no MaracanãFoto: Adriano Fontes/Flamengo Divulgação/CBF e Conmebol Líder e vice-líder em campo no Brasileirão! Veja os jogos deste domingo (27)Vitor Silva/Botafogo
Voltar
Próximo
Leia Também
Esportes
CBF define arbitragem para Corinthians x Vasco na final da Copa do Brasil
Esportes
Fadinha no topo e Yago Dora no auge: no skate e no surfe, o Brasil brilhou mais uma vez em 2025
Esportes
Tudo certo: Neymar encaminha renovação de contrato com o Santos. Saiba detalhes!
As regras para o Brasileirão 2026:
O Campeão acessará a Conmebol Libertadores de 2027 na sua fase de grupos;
O 2º classificado acessará a Conmebol Libertadores de 2027 na sua fase de grupos;
O 3º classificado acessará a Conmebol Libertadores de 2027 na sua fase de grupos;
O 4º classificado acessará a Conmebol Libertadores de 2027 na sua fase de grupos; e
O 5º classificado acessará a Conmebol Libertadores de 2027 na sua fase preliminar.
Ainda segundo o texto, caso o campeão da Copa do Brasil tenha obtido a vaga direta à fase de grupos da Libertadores por outro caminho, o vice-campeão herdará a vaga na competição continental. Caso clubes classificados à Libertadores cheguem à final da Copa nacional, as vagas vão para o Brasileiro.
Outra mudança relevante no regulamento do Brasileirão 2026 é quanto ao limite máximo de partidas disputadas por um atleta antes de se transferir para outro clube. Até a edição de 2025, o jogador só poderia ser inscrito na competição se tivesse disputado um máximo de seis jogos por outra equipe. Agora, o número dobra e o limite passa a ser de 12 antes da transferência.
O Campeonato Brasileiro da próxima temporada tem início previsto para os dias 28 e 29 de janeiro. O Flamengo, atual campeão, estreia fora de casa contra o São Paulo, enquanto o vice-campeão Palmeiras vai a Belo Horizonte enfrentar o Atlético-MG. Fluminense x Grêmio, Botafogo x Cruzeiro, Corinthians x Bahia, Mirassol x Vasco, Internacional x Athletico-PR, Coritiba x Red Bull Bragantino, Vitória x Remo e Chapecoense x Santos completam a rodada de abertura.
Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse clicando aqui!