Brasileiro desenvolve nova lente para catarata após parceria na Europa

Brasileiro desenvolve nova lente para catarata após parceria na Europa

O médico brasileiro João Marcelo Lyra desenvolveu uma nova lente intraocular para o tratamento de catarata. Após ser liberada na Europa em 2024, a tecnologia foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) este ano e já está disponível no Brasil.

Trata-se da primeira lente multifocal espiral voltada à correção de catarata, permitindo que pacientes que sofrem com a enfermidade não precisem, na maioria dos casos, recorrer ao uso de óculos. O diferencial da tecnologia criada pelo cientista alagoano é a qualidade de visão, sobretudo à noite.

Leia também

Além do tratamento da catarata, a lente também é indicada para correção refrativa, incluindo presbiopia, conhecida como vista cansada, e hipermetropia. O dispositivo permite correção da visão para longe, intermediária e de perto.

Batizada de Galaxy foi desenvolvida pela brasileira Logos Bioscience e teve sua patente adquirida pela fabricante britânica Rayner, referência global no mercado de lentes intraoculares. A multinacional europeia colaborou durante diferentes fases de pesquisa e produção do dispositivo.

A Anvisa aprovou a Galaxy em agosto. Antes disso, a tecnologia já era usada na Europa, Índia, Austrália, Nova Zelândia e no Canadá.

“O Brasil tem excelentes pesquisadores que produzem tecnologias com potencial de beneficiar milhões de pessoas em escala global. Torço para que cada vez mais acadêmicos brasileiros consigam se conectar com a indústria para oferecer essas inovações”, diz João Marcelo Lyra.

Categories: Geral
Tags: BrasileiroMédicoPaulo Cappellipesquisa científica