Maria Clara Pacheco, campeã mundial de taekwendo em 2025 na categoria até 57kg, recebeu o maior prêmio da noite no “Prêmio Brasil Olímpico” na categoria feminina. Eleita “melhor atleta do ano”, a lutadora encerrou com chave de ouro a temporada a qual ela conquistou nove dos 10 torneios que disputou, incluindo o mundial.
Em meio as conquistas, Maria Clara foi obrigada a conviver com uma doença grave de sua mãe, diagnosticada com um câncer no intestino na metade do ano. A lutadora também enfrentou problemas logísticos e chegou a treinar em uma igreja enquanto trocava de equipe.
Veja as fotosAbrir em tela cheia 2025.12.11 – Prêmio Brasil Olímpico 2025. Maria Clara Pacheco do Taekwondo e eleita atleta do ano feminino no Prêmio Brasil Olímpico 2025 posa para foto na Cidade das Artes na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil anualmente desde 1999, o Prêmio Brasil Olímpico é considerado o Oscar do esporte brasileiro. Juliana Ávila/COB. 2025.12.11 – Prêmio Brasil Olímpico 2025. Caio Bomfim e Maria Clara Pacheco (c) do Takwondo recebe os premios de Melhores Atleta do Ano na cerimônia na Cidade das Artes na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil anualmente desde 1999, o Prêmio Brasil Olímpico é considerado o Oscar do esporte brasileiro. Foto: Paulo Mumia/COB. 2025.12.11 – Prêmio Brasil Olímpico 2025. Caio Bomfim e Maria Clara Pacheco (c) do Takwondo recebe os premios de Melhores Atleta do Ano na cerimônia na Cidade das Artes na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil anualmente desde 1999, o Prêmio Brasil Olímpico é considerado o Oscar do esporte brasileiro. Foto: Paulo Mumia/COB. 2025.12.11 – Prêmio Brasil Olímpico 2025. Maria Clara Pacheco do Taekwondo e eleita atleta do ano feminino no Prêmio Brasil Olímpico 2025 posa para foto na Cidade das Artes na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil anualmente desde 1999, o Prêmio Brasil Olímpico é considerado o Oscar do esporte brasileiro. Juliana Ávila/COB. 2025.12.11 – Prêmio Brasil Olímpico 2025. Maria Clara Pacheco do Taekwondo e eleita atleta do ano feminino no Prêmio Brasil Olímpico 2025 posa para foto na Cidade das Artes na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil anualmente desde 1999, o Prêmio Brasil Olímpico é considerado o Oscar do esporte brasileiro. Juliana Ávila/COB.
Voltar
Próximo
Leia Também
Esportes
Maria Clara Pacheco conquista Mundial de Taekwondo e coloca Brasil no topo mais uma vez
Flávio Ricco
“Torço muito pela vitória do projeto”, diz Klebber Toledo sobre Êta Mundo Melhor!
Esportes
Milena Titoneli fatura prata no Mundial e consolida retorno ao topo do taekwondo
Esportes
Brasil conquista tri mundial no taekwondo e derrota Coreia do Sul na final por equipes
No palco, Maria Clara compartilhou um pouco a história de superação e revelou que sua mãe pediu um presente especial antes de partir para o exterior para disputar o primeiro torneio do ano: “Antes de partir para o Grand Prix, eu perguntei o que minha mãe queria de presente, e ela respondeu que era a medalha de ouro. Eu não acreditava, mas disse que faria o possível. E aconteceu. Isso virou uma tradição para o resto do ano. No Mundial, em outros GPs, a minha mãe ficava pedindo o ouro”.
Além de Maria Clara Pacheco, Caio Bonfim, campeão mundial na marcha atlética de 20km e prata na categoria 35km, também foi premiado como “atleta do ano” na categoria masculina pelo segundo ano consecutivo.
Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse clicando aqui!