O ex-vereador Carlos Bolsonaro (PL) descreveu que a madrugada desta segunda-feira (29/12) foi de “muita preocupação” para o pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está internado no Hospital DF Star, em Brasília, após passar por uma cirurgia para tratar hérnia inigual bilateral. Na rede social X, Carlos contou que Bolsonaro teve pressão arterial alta, sendo necessária intervenção médica.
O ex-chefe do Planalto deve passar por novo procedimento ainda nesta segunda.
“O início da madrugada de hoje foi de muita preocupação ao acompanhar meu pai. Sua pressão arterial estava altíssima e, mais uma vez, os médicos precisaram intervir para controlar o quadro e avaliar a possibilidade de uma nova cirurgia hoje para tentar cessar os soluços”, afirmou.
Após cirurgia da hérnia inguinal bilateral, o ex-presidente iniciou o tratamento da crise de soluços, e passará por um novo procedimento para conter o problema de saúde.
Segundo a equipe médica, os profissionais da saúde realizaram o bloqueio anestésico do nervo frênico direito nesse sábado (27/12) e, como os sintomas persistiram, o objetivo é bloquear o nervo frênico do lado esquerdo para cessar o distúrbio ainda nesta segunda.
O filho 02 de Jair Bolsonaro ainda detalhou que Bolsonaro está com apneia do sono, um distúrbio no qual a respiração para e recomeça repetidas vezes durante o descanso. Como a crise de soluços se intensificou, a previsão é de que Bolsonaro passe a virada de ano internado com acompanhantes autorizados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
“Também foi iniciado o tratamento para a apneia do sono. São muitos desafios somados, e todos sabemos que, sem acompanhamento médico constante e cuidados rigorosos, sua vida fica seriamente ameaçada. Seguimos com fé, esperança e orações para que tudo ocorra bem”, acrescentou Carlos.
O acompanhamento de visitante para supervisionar os cuidados ao ex-presidente tem se revezado entre a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e Carlos. Em manifestação nas redes sociais, Michelle pede orações ao marido, tendo em vista que o ex-presidente passa por intervenções médicas, tem piora no quadro e deve passar por outros procedimentos.
Procedimento
O bloqueio do nervo frênico é um procedimento de radiointervenção, com aplicação de anestesia. O efeito do anestésico dura de 12h a 18h e Bolsonaro deve ficar internado para observação e acompanhamento da evolução do quadro.
O ex-presidente foi internado com autorização do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes para realizar uma cirurgia de correção de uma hérnia inguinal bilateral. A liberação foi baseada em uma perícia da Polícia Federal (PF), a pedido da defesa do ex-presidente. A equipe médica do hospital informou que a cirurgia ocorreu dentro do previsto.
Leia também
-
Novo procedimento de Bolsonaro nesta 2ª tem hora prevista; veja
-
Senador do PL pretende contrariar Bolsonaro e concorrer a governador
-
Bolsonaro faz novo procedimento e deve passar Ano-Novo hospitalizado
-
Michelle Bolsonaro pede orações por Jair: “Não teve noite boa”
No dia 25 de novembro, o STF determinou o trânsito em julgado (quando não há mais possibilidade de recurso) para o ex-presidente e outros réus do núcleo 1 da trama golpista. Desde então, Bolsonaro cumpre pena por ser julgado como líder da trama golpista: 27 anos e 3 meses de prisão.