A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) prepara um anúncio importante acerca do Brasileirão e da Copa do Brasil: a partir de 2026, uma vaga da Libertadores do Campeonato Brasileiro será retirada e cedida ao vice campeão da Copa Nacional. As informações são do jornal Estado de S. Paulo.
No atual modelo, o Brasil possui sete vagas para competição continental, sendo cinco diretas e duas para fase prévia. Até o Brasileirão de 2025, seis das sete vagas (quatro diretas e as duas prévias) eram cedidas aos seis primeiros colocados da competição de pontos corridos, enquanto o campeão da Copa do Brasil garantia a última vaga direta.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Léo Pereira com o troféu da Libertadores, conquistado contra o Palmeiras.Reprodução/@leopereira4 Bruno Henrique beija troféu da Libertadores, em Lima, no PeruFoto: Adriano Fontes/Flamengo Flamengo conquista o título de tetracampeão da LibertadoresFoto: Divulgação/Conmebol Estádio Monumental de Lima, no PeruReprodução/X Final da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras faz pacotes para Lima subirem até 70% As decisões nacionais que moldaram a história da LibertadoresReprodução/CONMEBOL
Voltar
Próximo
Leia Também
Esportes
“A gente vai cair”: bastidores revelam aposta ousada do Corinthians em Memphis
Esportes
“Arquibancada vazia”: torcida do Flamengo se manifesta contra preço de ingressos
Esportes
“Até logo”: Igor Jesus confirma saída do Botafogo para clube inglês após o Mundial
Esportes
“Dia D”: Marcos Leonardo aguarda liberação do Al-Hilal para acertar empréstimo ao São Paulo
A CBF ainda não definiu se, a partir de 2026, o Brasileirão perderá uma vaga direta ou uma vaga da fase prévia, mas já está definido que o vice da Copa do Brasil jogará a competição continental a partir de 2027. Com isso, a partir do próximo Brasileirão “apenas” os cinco primeiros colocados terão vagas para a competição continental.
O excesso de vagas no Brasileirão foi alvo de críticas nos últimas, uma vez que, muitas vezes, por conta de times que conquistaram títulos da Libertadores, Copa do Brasil e da Sul-Americana, times que terminaram nas 7ª, 8ª e 9ª chegaram a se classificar para a principal competição continental nos últimos anos.
Caso Fluminense ou Cruzeiro, com vagas diretas já asseguradas para a Libertadores, ganhem a Copa do Brasil este ano, o 8º colocado do Brasileirão (São Paulo), mesmo com campanha de “meio de tabela” será premiado com uma vaga para a fase prévia.
Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse clicando aqui!