CBF veta novos gramados sintéticos. Apenas clubes que já tem manterão para 2026

CBF veta novos gramados sintéticos. Apenas clubes que já tem manterão para 2026

Fim dos gramados sintéticos no futebol brasileiro? Ainda não, mas para quem é defensor da grama natural um importante passo foi dado nesta última quinta-feira (11/12). Durante o conselho técnico com todas as equipes que disputarão a Série A do Brasileirão em 2026, ficou determinado que novos gramados sintéticos não poderão ser instalados a partir do ano que vem.

Apenas as equipes da Série A que já possuem o gramado sintético (Athletico-PR, Atlético-MG, Botafogo, Chapecoense e Palmeiras) poderão manter para a próxima temporada. A CBF também debate a possibilidade de vetar como um todo a grama sintética.

Veja as fotosAbrir em tela cheia A Arena MRV, estádio do Atlético-MG, é um dos gramados sintéticos do país.Pedro Souza/Atlético Allianz Parque é um dos estádios que utiliza grama sintética no Brasil / Reprodução Allianz Parque (Reprodução) Maior rivalidade interestadual do país nos últimos anos ganhou novos capítulos extracampo.Mariana Sá/Flamengo | Fabio Menotti/Palmeiras

Voltar
Próximo

Leia Também

Esportes
Abel detona gramado sintético e sobra até para miçangas dos fãs de Taylor Swift

Esportes
“Mata o jogo”: Memphis critica gramado sintético, ganha apoio de Neymar e reacende debate

Redes Sociais
Allianz Parque confirma mutirão para catar miçangas do gramado após show de Taylor Swift

Esportes
Após críticas e manifesto de jogadores, Fifa libera gramado sintético do Allianz Parque

O Flamengo, clube que lidera a inciativa pela proibição da grama sintética no futebol brasileiro, celebrou a decisão em nota oficial publicada em suas redes sociais:

“O Clube de Regatas do Flamengo, fiel ao seu compromisso com a excelência e com a evolução do futebol brasileiro, saúda a decisão da maioria dos clubes da Série A, que, com visão de futuro e responsabilidade em relação ao espetáculo e à saúde dos atletas, decidiram pela suspensão imediata da homologação de novos gramados sintéticos na Série A.

A decisão também reafirma o apoio à iniciativa de se estabelecer, no Brasil, um Padrão de Qualidade de Gramados Naturais de Primeiro Mundo, a ser definido no âmbito do Grupo de Trabalho da CBF a ser formado. A decisão foi tomada no Conselho Técnico da Série A em 11/12/2025.

O Flamengo, que na última segunda-feira protocolou junto à CBF (RGC / REC) um documento técnico com sugestões e análises, tornando pública sua posição pelo fim dos gramados sintéticos na Série A, pela implementação de um rigoroso padrão de qualidade para campos naturais e por uma transição segura e gradativa, recebe com satisfação o avanço do debate iniciado pelo clube e a decisão tomada, entendendo que ela reflete uma evolução necessária para o futebol brasileiro.”

Palmeiras rebate e diz que não há dados que comprovem que grama sintética é prejudicial a saúde dos atletas
O Palmeiras, um dos maiores interessados na manutenção do gramado sintético do Brasileirão, se manifestou e se utilizou de estudos e artigos que apontam que o tipo de gramado não influencia na saúde e na quantidade de lesões que atletas sofrem.

No debate sobre a qualidade dos gramados do futebol brasileiro, o BURACO é mais embaixo pic.twitter.com/l5vAQ3bPVs

— SE Palmeiras (@Palmeiras) December 12, 2025

Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse clicando aqui!

Categories: ENTRETENIMENTO
Tags: CBFESPORTESFlamengoFUTEBOLGramado sintéticoPalmeiras