Fãs da cantora Chappell Roan reagiram negativamente à homenagem publicada pela artista após o falecimento de Brigitte Bardot. A atriz parisiense, que morreu no último domingo (28/12), foi responsável por redefinir a moda feminina ao longo do século 20, consolidando-se como um dos grandes ícones culturais do período. No entanto, seu legado também é marcado por posicionamentos polêmicos e declarações amplamente criticadas.
Vem entender!
Bardot inspira música
No Instagram, Chappell lamentou a morte de Bardot e destacou a atriz como inspiração para a canção Red Wine Supernova. A parisiense é mencionada logo na primeira estrofe: “Ela era uma sedutora, Brigitte Bardot. Ela me mostrou coisas que eu não conhecia”.
Leia também
-
Brigitte Bardot: relembre o estilo da atriz, entre praias e polêmicas
-
Atriz de Stranger Things enfrenta críticas após procedimento estético
-
Virginia repete look de Ana Castela e web ironiza: “Presente de Natal”
-
Hermès propõe band-aid de couro como novo acessório tendência
A publicação, porém, foi apagada pouco depois, seguida por uma retratação pública por parte da cantora. “P*** m****. Eu não sabia sobre toda essa loucura que a senhorita Bardot defendia, obviamente eu não concordo com isso. Muito decepcionante de descobrir”, declarou.
Fãs da cantora reprovaram a homenagem inicial, visto que Chappell Roan se destaca pelo seu ativismo em prol da comunidade LGBTQIA+. A cantora, que se identifica publicamente como lésbica, construiu sua carreira a partir de uma estética, narrativa e sonoridade que dialogam com experiências queer.
Por que Brigitte é considerada uma figura polêmica
Símbolo de liberdade e transformação cultural no século 20, Brigitte Bardot se tornou uma referência de estilo que perdura até os dias atuais. Contudo, seu legado também é marcado por posicionamentos polêmicos.
A partir dos anos 1990, a parisiense tornou-se alvo de críticas severas por declarações públicas consideradas racistas e islamofóbicas. Suas opiniões, retratadas em textos, entrevistas e livros de cunho político, resultaram em múltiplas condenações judiciais na França.
Além de falas controversas, a trajetória de Bardot também foi marcada por uma relação conturbada com o filho, Nicolas-Jacques Charrier. Em sua autobiografia Initiales BB, a atriz afirmou que se sentiu pressionada a levar a gravidez adiante e descreveu a experiência como traumática.
Fruto do casamento com o ator Jacques Charrier, Nicolas é o único filho da parisiense. Desde o início, a atriz deixou claro que não desejava a maternidade, chegando a comparar a gravidez a um tumor e afirmar que preferia ter parido um cãozinho.
Relembre a influência de Brigitte na moda:
Penteados volumosos com destaque para a franja estilo cortina
Silver Screen Collection/Getty Images2 de 5
Decote Bardot, que vai de ombro a ombro
Baron/Hulton Archive/Getty Images3 de 5
Faixas no cabelo
Bettmann/Getty Images4 de 5
Blusas listradas estilo marinheiro
Sunset Boulevard/Corbis via Getty Images5 de 5
Óculos de sol estilo “gatinho” eram os mais usados pela atriz
Marceau-Cocinor/Les Films Concordia/ Georges de Beauregard/ Carlo Ponti/ Collection Sunset Boulevard/Corbis via Getty Images