Início / Versão completa
Geral

Chineses querem substituir BRT por trem em cidade do Entorno do DF

Por Metrópoles 14/12/2025 00:27
Publicidade

Embora anunciado e contemplado em estudos preliminares do PAC, o sistema de BRT previsto para Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, não será mais implantado.

Publicidade

A substituição oficial pelo modelo ferroviário foi confirmada por André Oliveira, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Águas Lindas (Codeal). Segundo ele, a diretriz do governo municipal é migrar para um modal de maior capacidade e durabilidade até 2026.

A proposta em elaboração conta com o envolvimento de empresas chinesas, entre elas a PCI Technology Group, líder em inteligência artificial e soluções para cidades inteligentes, segurança e mobilidade urbana, conhecida por criar a primeira estação inteligente da China.

A expectativa é que a linha estabeleça integração direta com o metrô de Ceilândia e componha um corredor ferroviário entre Luziânia e Brasília, ampliando a conectividade do Entorno.

Publicidade

O trajeto entre Águas Lindas de Goiás e Ceilândia será feito por um sistema ferroviário com extensão de 22 km, seguindo diretamente até o terminal de integração em Goiás.

2 imagensFechar modal.1 de 2

Trem em Luziânia: trecho inicial da linha que vai conectar a cidade ao Distrito Federal, ligando moradores e ampliando a mobilidade no Entorno

Arte/Metrópoles2 de 2

Estação em Águas Lindas de Goiás: ponto de partida da futura ferrovia, com composições de 4 a 8 vagões integradas ao metrô de Ceilândia.

Arte/Metrópoles

Dentro do Distrito Federal, o trem fará duas paradas antes de chegar à extensão do metrô de Ceilândia, garantindo integração com a rede de transporte da capital.

Cada composição terá capacidade para 1.200 passageiros, sendo formada por 4 a 8 vagões, dependendo da configuração.

O projeto prevê atender até 150 mil passageiros por dia, número próximo à capacidade atual do metrô do DF, que transporta cerca de 180 mil pessoas diariamente.

Já o trajeto do trem que ligará Luziânia (GO) ao Distrito Federal tem uma extensão total de 62 km. A linha ferroviária atravessará quatro municípios ao longo do percurso: Luziânia, Cidade Ocidental, Valparaíso de Goiás e Brasília (DF).

Neste caso, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informa que os procedimentos desse trajeto são realizados pela empresa pública Infra S.A., vinculada ao Ministério dos Transportes.

Leia também

Para a presidente da PCI, Chen Jiao, o Brasil continua sendo um dos mercados mais estratégicos para a empresa. “O país tem projetos importantes em metrôs e ferrovias, e vemos muito potencial para colaborar com soluções que a China desenvolveu ao longo de décadas”, afirmou.

3 imagensFechar modal.1 de 3

Chen Jiao, presidente da PCI, durante visita a órgãos de transporte no Brasil para discutir projetos de mobilidade

2 de 3

Cidade confirma mudança de modal: trem será o novo eixo de conexão entre Águas Lindas, Ceilândia e Brasília

3 de 3

Projeto de mobilidade de Águas Lindas passará a adotar sistema ferroviário em substituição ao BRT inicialmente previsto pelo PAC

Segundo a executiva, tecnologias chinesas aplicadas ao transporte já se mostraram capazes de transformar operações inteiras. “Podemos contribuir para reduzir congestionamentos, ampliar a eficiência do transporte público e acelerar a entrega de projetos complexos por meio de sistemas inteligentes e integrados de mobilidade”, disse.

O movimento faz parte da implantação do polo industrial chinês de Águas Lindas. O complexo deve ocupar 34 hectares, reunir 62 empresas e receber aproximadamente R$ 2 bilhões em investimentos, incluindo o Centro de Convenções Itec e estruturas industriais associadas.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.