O ano de 2025 no futebol brasileiro está muito próximo do fim. Após o encerramento do Brasileirão, apenas quatro times voltam a campo para definir o título da Copa do Brasil. De um lado estão Cruzeiro e Corinthians, que chegam em momentos completamente distintos. Enquanto a equipe mineira fez um ótimo campeonato nacional em um ano em que voltou a fazer grandes contratações, o timão sofre com sua pior crise financeira e política e, apesar da conquista do Paulistão, vê na Copa do Brasil um motivo para voltar a ter esperanças no futuro.
O Cabuloso tá de volta!
Em 2024, o Cruzeiro “ameaçou” retornar ao campo do protagonismo do futebol brasileiro ao chegar a final da Copa Sul-Americana após vender as operações da SAF, que estavam na mão de Ronaldo, para o empresário Pedro Lourenço, dono dos Supermercados BH. Com investimentos ousados, o “Cabuloso” voltou a protagonizar o futebol brasileiro, trazendo algumas das contratações mais impactantes da temporada como Gabigol e Fabrício Bruno, além de fechar em definitivo a contratação de Kaio Jorge e renovar com o meio-campista Matheus Pereira.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Cruzeiro e Corinthians voltam a se enfrentar pela Copa do Brasil / Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro Cruzeiro e Corinthians voltam a se enfrentar pela Copa do Brasil / Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro Cruzeiro e Corinthians voltam a se enfrentar pela Copa do Brasil / Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro Cruzeiro e Corinthians voltam a se enfrentar pela Copa do Brasil / Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Voltar
Próximo
Leia Também
Esportes
“Flexibilidade” para publis de novos contratados da GE TV gera irritação na Globo
Esportes
“Me entristece”: presidente da FPF se manifesta sobre pênalti polêmico e pressiona CBF
TV
“Minha filha não tinha problemas ginecológicos”, diz mãe de jovem que morreu
Esportes
“Tiraram onda a semana toda”, diz Lucas Silva, do Cruzeiro, após vitória em clássico
Na beira do campo o Cruzeiro também ousou, foi a Portugal para trazer Leonardo Jardim, técnico que tem clubes como Sporting e Monaco no currículo. Com mais investimento, um bom técnico e melhores peças, o Cruzeiro entregou seu melhor desempenho desde o retorno a elite do futebol brasileiro em 2023 com a 3ª posição chegando a ameaçar Flamengo e Palmeiras na briga pelo título.
Na Copa do Brasil foi onde a equipe mais brilhou. Após eliminar o Vila Nova e o CRB nas fases iniciais, o Cruzeiro não tomou conhecimento de seu maior rival, Atlético-MG, nas quartas. Com 4 a 0 no agregado, com direito a show de Kaio Jorge e Fabrício Bruno, a equipe celeste chegou as semifinais.
Nos últimos meses, no entanto, a equipe teve uma certa instabilidade no Brasileirão, deixando alguns pontos preciosos pelo caminho que poderiam significar uma briga mais enfática pelo título. No entanto, a equipe confia em suas estrelas e chega, de certa forma, como favorita no confronto contra o Corinthians.
A torcida do Timão quer sorrir!
O ano do Corinthians já começou com sérios problemas após a equipe se ver eliminada na 3ª fase da Libertadores. A situação se amenizou após a equipe superar o maior rival, o Palmeiras, na final do Paulistão e voltar a conquistar um título após seis anos. No entanto, o timão não teve tempo para relaxar.
Não demorou muito para uma série de acusações graves de casos de corrupção e até mesmo envolvimento do crime organizado dentro do clube. Além disso, Augusto Melo, acusado de desviar dinheiro do Corinthians em um contrato de patrocínio, sofreu um impeachment, dando espaço para Osmar Stábile assumisse a presidência.
Se a situação já não parecia boa, mais graves acusações de usos indevidos com cartões corporativos do clube vieram à tona ao longo do ano, dando claros sinais de que a crise política não tinha lugar onde se amenizar. Em meio a isso, a dívida, de mais de 2 bilhões de reais se somados o valor que o clube deve pela construção da Neo Química Arena asfixiou ainda mais o clube, provocando mais um “transferban”.
Além de todos os problemas políticos e financeiros, dentro de campo o Corinthians se viu ainda mais problemático. Com uma péssima campanha na fase de grupos da Sul-Americana, “premiada” com uma eliminação precoce, o clube chegou a ficar ameaçado de queda no Brasileirão.
No entanto, na Copa do Brasil o cenário foi diferente. Após passar sem grandes problemas pelo Novorizontino, pouco depois da chegada de Dorival Jr., o Corinthians brilhou mais uma vez contra seu maior rival, o Palmeiras. Com duas vitórias enfáticas, com direito a brilho de Memphis Depay, o clube eliminou o maior rival nas oitavas. Nas quartas, duas vitórias tranquilas contra o Athletico-PR selaram a vaga às semifinais. Ainda assim, um desempenho errático no Brasileirão não garante tranquilidade ao timão, que é considerado como franco atirador do confronto de semifinais.
Retrospecto na Copa do Brasil e jogos recentes
O retrospecto entre Corinthians e Cruzeiro é marcado pelo equilíbrio. Com 97 jogos disputados entre os dois, o timão leva vantagem com 40 vitórias, contra 33 da equipe mineira, além de 24 empates. As equipes se enfrentaram duas vezes essa ano, com um empate e uma vitória celeste.
A última partida, disputada no final de novembro, foi um verdadeiro show da equipe mineira, com direito a um sonoro 3 a 0 no Mineirão. Na Copa do Brasil, o Cruzeiro também leva vantagem no retrospecto geral. Em seis ocasiões as equipes se cruzaram, com a equipe mineira levando vantagem em quatro oportunidades (1996 – quartas de final -, 1998 – oitavas de final -, 2016 – quartas de final -, 2018 – final), enquanto o timão conseguiu se classificar duas vezes (1991 – oitavas de final -, 2002 – oitavas de final -).
Na mais recente, em 2018, os dois times se enfrentaram na final que coroou o sexto título da Copa do Brasil da equipe celeste.
O confronto
Com ingressos esgotados, as equipes entram em campo na próxima quarta-feira (10/12) no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, pela primeira partida das semifinais. Os dois devem ir com força máxima após pouparem titulares nos jogos da última rodada do Brasileirão.
A partida da volta será disputada na Neo Química Arena, em São Paulo, que também deverá ter casa cheia.
Horários e onde assistir:
IDA: Cruzeiro x Corinthians – Mineirão – Quarta-feira (10/12) – 21h30 – TV Globo, Sportv, Premiere e Prime Video
VOLTA: Corinthians x Cruzeiro – Neo Química Arena – Domingo (14/12) – 18h – TV Globo, Sportv, Premiere e Prime Video
Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse clicando aqui!