Início / Versão completa
Geral

Correios fecham empréstimo de R$ 12 bilhões com 5 bancos

Por Metrópoles 27/12/2025 08:27
Publicidade

Os Correios devem receber até a próxima terça-feira (30/12), os recursos de um empréstimo na ordem de R$ 12 bilhões. De acordo com edição extra do Diário Oficial da União (DOU), publicada nessa sexta-feira (26/12), o contrato foi assinado, também nesta sexta, com um grupo de cinco bancos: Bradesco, Itaú, Santander, Caixa e Banco do Brasil. O montante deverá estar disponível para a empresa a partir de terça-feira (30/12)

Publicidade

A transação tem o aval do Tesouro Nacional e terá garantida da União, já que está condicionado ao plano de reestruturação da empresa. A curto prazo, o recurso será usado para pagar obrigações atrasadas da estatal, como salários, precatórios e dívidas.

Leia também

Plano de reestruturação

Segundo o extrato da operação, o contrato dos Correios com os bancos terá duração de 15 anos, até 2040. O objetivo é financiamento para capital de giro e investimentos estratégicos.

Desde que o presidente Emmanoel Rondon assumiu a empresa, no final de setembro, vinha tentando fechar o negócio para pagar dívidas em atraso e colocar de pé um plano de reestruturação.

Entre as medidas do plano estão corte de gastos e aumento de receitas para que a estatal volte a ter lucro em 2027. Também está prevista a demissão voluntária de 15 mil trabalhadores, sendo 10 mil em 2026 e 5 mil em 2027, bem como o fechamento de 1 mil unidades dos Correios e novas parcerias com o setor privado.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.