Na última quarta-feira (17/12), o Flamengo foi a equipe brasileira que ficou mais próxima do título mundial desde o Corinthians de 2012. De lá para cá, nenhum time do país ou continente conseguiu voltar para casa com o troféu, tendo casos em que nem na final conseguiram chegar. O Portal LeoDias Esportes lembra alguns dos duelos que marcaram o Mundial nos últimos anos.
Em 2013, Galo decepcionou em seu primeiro (e único) mundial
Ronaldinho Gaúcho, Josué e Diego Tardelli lamentam eliminação do Atlético-MG para o Raja Casablanca em 2013 / Reprodução: FIFA
Após uma das campanhas mais emocionantes da história da Libertadores, com direito a classificações nos pênaltis, nas quartas, semis e final, o Atlético-MG chegou ao Marrocos com a responsabilidade de representar a América do Sul na competição. Com um time formado por craques, liderado por Ronaldinho, Jô e Diego Tardelli, o Galo vivia a expectativa de medir forças contra o Bayern de Munique, de Robben e Ribéry, e que havia sido recém-assumido por Pep Guardiola.
Na semifinal, no entanto, a decepção veio. A equipe mineira mediu forças com os donos da casa, o Raja Casablanca, gigante do futebol marroquino e africano. A equipe da casa abriu o placar logo no começo do segundo tempo e viu Ronaldinho deixar tudo igual com uma linda cobrança de falta. No entanto, na reta final do jogo, o Raja marcou mais duas vezes e impôs a derrota aos brasileiros. Com isso, o Galo foi obrigado a disputar a decisão de 3º lugar, onde derrotou o Guangzhou Evergrande, da China, por 3 a 2. Na decisão, o Bayern, em ritmo de treino, derrotou o Raja Casablanca por 2 a 0.
Em 2017, o Grêmio até tentou, mas não foi páreo para o Real Madrid de CR7
Golaço de falta de CR7 garantiu título do Real Madrid contra o Grêmio em 2017 / Reprodução: FIFA
Após três anos sem títulos brasileiros na Libertadores, o Grêmio de Renato Gaúcho, Luan e Cebolinha conquistou o tricampeonato da América e ficou responsável por representar o Brasil no Mundial. Os Emirados Árabes Unidos foram escolhidos como a sede da competição que receberia o Real Madrid como o representante europeu. O Grêmio, diferente do Galo, conseguiu passar de seu desafio nas semifinais, com direito a emoção e gol salvador de Cebolinha na prorrogação para avançar contra o Pachuca, do México.
Na decisão, no entanto, o Grêmio até tentou se segurar na defesa, mas foi incapaz de impedir um golaço de falta de Cristiano Ronaldo, que garantiu mais um título mundial ao Real Madrid.
No Catar em 2019, o bi não veio para o Flamengo
Em 2019, Firmino foi o herói do título do Liverpool contra o Flamengo / Reprodução: FIFA
Após o histórico título da Libertadores em 2019, o Flamengo de Jorge Jesus, Gabigol, Éverton Ribeiro e Diego Ribas foi ao Catar tentar fechar com chave de ouro o histórico ano, que já acumulava os títulos do Brasileirão (após 10 anos) e da Libertadores (após 38 anos). O confronto projetado na final era o Liverpool de Firmino, Mané, Salah e Jurgen Klopp. Na semifinal, apesar de sair atrás no marcador, o Flamengo conseguiu se classificar ao vencer o Al-Hilal por 3 a 1.
Na decisão, mesmo levando o confronto para a prorrogação, um golaço de Roberto Firmino foi o suficiente para fazer a equipe inglesa “vingar” a final de 1981, quando o rubro-negro impôs uma derrota por 3 a 0 no Japão.
No mundial da Pandemia, o Palmeiras passou vergonha
Em 2020, o Palmeiras se tornou o primeiro time brasileiro a não vencer uma disputa de 3º lugar no Mundial / Reprodução: FIFA
O Mundial de 2020 foi disputado apenas em 2021, por conta do adiamento de jogos que ocorreu por conta das paralisações durante a pandemia. Em janeiro daquele ano, o alviverde deu um fim ao jejum de 21 anos ao conquistar o bicampeonato da Liberta ao derrotar o Santos e foi na semana seguinte para o Catar para tentar medir forças contra o Bayern de Munique. No entanto, o alviverde acabou passando vergonha.
Na semifinal, não foi páreo para o Tigres, do México, e se viu obrigado a disputar a decisão de terceiro lugar contra o Al-Ahly, do Egito. E, pela primeira vez, um clube brasileiro perdeu a disputa de terceiro lugar. A derrota veio na disputa de pênaltis.
No ano seguinte, o alviverde até foi para a final, mas…
Em 2021, o Palmeiras conseguiu ir para a final, mas foi derrotado pelo Chelsea (Foto: Fabio Menotti)
Em 2022, o Palmeiras voltou a disputar o Mundial (referente ao ano título da Libertadores de 2021). Após o vexame no ano anterior, o alviverde desembarcou nos Emirados Árabes Unidos para tentar se redimir. E, desta vez, o Palmeiras avançou a decisão e, melhor, derrotando o algoz do ano anterior. A vitória por 2 a 0 contra o Al-Ahly, do Egito, empolgou torcedores para a decisão que seria disputada contra o Chelsea, da Inglaterra.
Na final, o alviverde fez frente aos ingleses, mas acabou derrotado na prorrogação. Os “Blues” abriram o placar com Romelu Lukaku no começo do segundo tempo, mas o pênalti convertido por Raphael Veiga deu esperança para o alviverde. Um erro defensivo de Luan, no entanto, concedeu um pênalti ao Chelsea, convertido por Kai Havertz, pondo um fim ao sonho verde.
Decepção rubro-negra em solo marroquino
Em 2022, o Flamengo decepcionou ao ser derrotado pelo Al-Hilal nas semifinais / Marcelo Cortes/ Flamengo
No começo de 2023, o Flamengo voou para o Marrocos com o sonho de voltar a ser campeão do mundo. Após campanha histórica e invicta na Libertadores de 2022, o rubro-negro sonhava em levar o título para a Gávea pela segunda vez. No entanto, troca no comando técnico na pré-temporada com a saída de Dorival Jr e chegada de Vitor Pereira atrapalharam os planos.
Na semifinal, o Al-Hilal, da Arábia Saudita, acabou impondo uma derrota histórica por 3 a 2 e chegou a final para jogar contra o Real Madrid de Vinícius Júnior. O Flamengo, relegado ao 3º lugar, venceu o Al-Ahly por 4 a 2 no jogo seguinte e voltou ao Rio com a medalha de bronze.
Flu de Diniz foi goleado pelo City de Guardiola
Em 2023, o Fluminense foi goleado por 4 a 0 na final do Mundial contra o Manchester City/ Foto: Fluminense
Após o histórico título da Libertadores, o Fluminense embarcou para a Arábia Saudita em dezembro de 2023 para dar prosseguimento ao sonho do título mundial. O tricolor tinha em Germán Cano, Jhon Arias e John Kennedy a confiança de surpreender o poderoso Manchester City de Pep Guardiola no Mundial.
Mas, antes de enfrentar os ingleses, o tricolor passou pelo Al-Ahly, do Egito, ao vencer por 2 a 0 na semifinal. Na grande decisão, no entanto, o Fluminense não conseguiu ver a cor da bola. O Manchester City impôs uma derrota por 4 a 0, isso sem precisar de craques como Kevin De Bruyne e Erling Haaland.
Botafogo viajou em avião impróprio e foi atropelado pelo Pachuca
O Botafogo perdeu por 3 a 0 para o Pachuca e foi eliminado do Intercontinental (Victor Silva/Botafogo)
No fim de 2024, o Botafogo vivia nas nuvens após o inédito título da Libertadores e a conquista do Brasileirão após 29 anos. Comandado por Artur Jorge, com Luiz Henrique, Thiago Almada, Igor Jesus e Savarino como referências técnicas, graças aos investimentos do dono da SAF, John Textor, o alvinegro confiava que poderia medir forças com o Real Madrid, na repaginada Copa Intercontinental.
Agora, o Botafogo teria de se classificar em duas fases antes de chegar a decisão com os espanhóis. No entanto, após o polêmico voo, fretado em um avião do New England Patriots, da NFL, considerado impróprio para longas viagens, o Botafogo chegou sem condições físicas apropriadas para jogar a competição e foi eliminado logo de cara pelo Pachuca, do México, com um sonoro 3 a 0. Os mexicanos ainda passaram do Al-Ahly, do Egito, nas semifinais, mas não foram páreos ao Real Madrid de Vini Jr. e Mbappé: derrota por 3 a 0 na decisão.
No Super Mundial, os times brasileiros até surpreenderam, mas deu Europeu mais uma vez
Veja as fotosAbrir em tela cheia FOTO: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C. Lucas Beraldo na disputa de bola com Igor Jesus do BotafogoFoto: Vitor Silva/Botafogo Fotos: Gilvan de Souza/Flamengo Richard Ríos no duelo contra o Porto-POR no Mundial de ClubesReprodução/Instagram: @richardrios.m
Voltar
Próximo
Leia Também
Esportes
“Amistoso de verão”: presidente da LaLiga critica Mundial e pede fim da competição
Esportes
“América do Flu”: presidente da Conmebol declara apoio ao Fluminense no Mundial
Esportes
“Até logo”: Igor Jesus confirma saída do Botafogo para clube inglês após o Mundial
Esportes
“Coruja, Mamute e Abrahão Linkonl”: Principal torneio de base do país traz nomes inusitados
Em junho deste ano, 2025, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras se tornaram os primeiros clubes brasileiros a jogar a inédita Copa do Mundo de Clubes da FIFA nos Estados Unidos. Como os últimos quatro campeões da Libertadores, os times seriam os principais desafiantes de gigantes europeus como Paris Saint-Germain, Real Madrid, Chelsea, Bayern de Munique, Atlético de Madrid, Borussia Dortmund, Porto e Inter de Milão.
Em campo, o quarteto brasileiro surpreendeu. Logo na estreia, o Palmeiras lamentou não ter saído do zero contra o Porto e o Fluminense colocou o Borussia Dortmund nas cordas, mesmo com o empate. Na rodada seguinte, o Botafogo chocou o mundo ao vencer o PSG, atual campeão europeu, por 1 a 0, enquanto o Flamengo não só derrotou, como humilhou o Chelsea por 3 a 1.
No entanto, com o passar dos jogos, a diferença voltou a tomar vez. Logo nas oitavas, o Flamengo tomou um “choque de realidade” ao ser derrotado por 4 a 2. O Fluminense, por outro lado, continuou surpreendendo, e venceu a Inter de Milão por 2 a 0, sendo a primeira vez em 13 anos que um clube brasileiro vencia um Europeu em contexto de “Mata mata”. Após passar pelo Botafogo, o Palmeiras viu o Chelsea como seu algoz. Valente, o tricolor carioca derrotou a equipe “europeia” ao Al-Hilal, que contava com estrelas do futebol internacional como o português Rúben Neves, o goleiro marroquino Bonou, o zagueiro senegalês Koulibaly e o atacante brasileiro Marcos Leonardo.
O sonho do Fluminense, no entanto, parou no Chelsea na semifinal, ao ver uma cria de Xerém, o atacante João Pedro, marcar duas vezes para levar os ingleses para a final. Na decisão, os “Blues” venceram a final europeia contra o PSG.
Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse clicando aqui!