O reality show “Escola de Sabores” estreia na Band neste sábado (20/12). A produção, em parceria com o o canal Sabor & Arte, da Newco Pay TV, que transmite a atração às 21h, coloca merendeiros em destaque. O júri fica por conta de Bel Coelho e Rodrigo Oliveira, que recebem ainda o rapper Thaíde e os chefs Helena Rizzo, Paulo Rocha, Edson Leite e Benê Souza.
A líder indígena Jerá Guarani, o ator Lucas Penteado, a nutricionista Youdmila Vila Nova Carvalho e a merendeira Josefa Carvalho, vindas de São Tomé e Príncipe, e a nutricionista Alexandra Bigit e a merendeira Jeimy Cerna, ambas de Honduras, são outras convidadas do novo programa culinário da emissora.
Leia Também
TV
Confra de fim de ano! Apresentadores do “É de Casa” se reúnem em noite de samba
TV
Após polêmicas, Ratinho recebe Flávio Bolsonaro e ressalta: “SBT não tem partido”
TV
Manaus é anunciada como a cidade do Norte que terá Casa de Vidro do “BBB 26”
A proposta é dar destaque aos profissionais das cozinhas escolares, responsáveis por transformar a vida de milhões de alunos. Esses 15 cozinheiros serão acompanhados em oito episódios marcados por histórias de três comunidades distintas: indígenas, quilombolas e ribeirinhas. No formato, os candidatos exibem seus saberes e técnicas, ao mesmo tempo em que reforçam o impacto da alimentação como instrumento de inclusão, saúde e evolução.
“Falar de alimentação estudantil é tratar de educação. E não há um futuro possível para nós sem investimento nessa área. Acredito que teremos um banquete rico, diverso e colorido, já que eles terão a chance de mostrar o que fazem no dia a dia. Estou ansioso para observar essas nuances que evidenciam diferentes ‘Brasis’”, declara Rodrigo.
A ideia é reforçar a importância de oferecer comida de verdade, balanceada e saudável de todos os estudantes da rede pública. Os desafios desafios culinários das instituições de ensino, além das tradições e dos insumos locais utilizados pelos grupos também são destaque.
“A refeição é um tema de enorme relevância. Precisamos valorizar as equipes que atuam não apenas nutrindo nossos filhos, mas orientando e inspirando os alunos diariamente. Minha maior expectativa é para ver os ingredientes regionais e identificar como as expressões culturais se refletem no que iremos experimentar”, adianta Bel.
A iniciativa é fruto de uma parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), a Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE) e o Centro de Excelência Contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos da ONU (WFP Brasil). Escola de Sabores vai ao ar aos sábados, às 12h, na Band, e às 21h no canal Sabor & Arte, com reapresentação aos domingos, às 20h, no canal Terraviva. A produção ainda pode assistida simultaneamente pelo site Band.com.br, pelo aplicativo Bandplay e no YouTube do canal Band Receitas.