Na manhã desta quarta-feira (10/12), usuários das redes sociais Instagram e Facebook relataram dificuldades para localizar perfis de políticos e instituições públicas. A falha atingiu nomes de diferentes espectros ideológicos e gerou uma onda de reclamações nas próprias redes sociais.
Buscas realizadas por volta das 10h15 não retornavam resultados para figuras como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a deputada Erika Hilton (PSOL/SP), parlamentares da família Bolsonaro, além de diversas contas sem vínculo partidário direto, como da Agência Brasil, do FNDC e da Fenaj. Já perfis como o do ex-presidente Jair Bolsonaro, do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e de ministros do governo federal permaneciam visíveis.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Perfis no X reagem ao sumiço dos perfis na barra de pesquisas do InstagramReprodução: X/@afonsoborges Perfis no X reagem ao sumiço dos perfis na barra de pesquisas do InstagramReprodução: X/@carololliva Perfis no X reagem ao sumiço dos perfis na barra de pesquisas do InstagramReprodução: X/@natbonavides Perfis no X reagem ao sumiço dos perfis na barra de pesquisas do InstagramReprodução: X/@danimontpsol Perfis no X reagem ao sumiço dos perfis na barra de pesquisas do InstagramReprodução: X/@camasao50
Voltar
Próximo
Leia Também
Notícias
Meta é notificada para esclarecimento sobre a interrupção de checagem de fatos no Brasil
Notícias
Meta explica mudanças ao Brasil e garante alteração drástica apenas nos EUA
Política
Meta informa ao STF que conta ligada a Mauro Cid foi criada com e-mail em nome dele
Notícias
Demissão em massa na Meta pode afetar mais de 3 mil funcionários; saiba mais
De acordo com relatos, o problema também impedia que usuários marcassem essas contas em postagens, já que elas simplesmente não apareciam no mecanismo de busca interna. A instabilidade também atingiu nomes da direita, como Eduardo e Flávio Bolsonaro, além do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), como relatado por alguns perfis no X.
Por volta das 11h30, relatos nas redes sociais confirmam que os perfis voltaram a ser exibidos normalmente. A reportagem do portal LeoDias fez o teste e as contas aparecem, na tarde desta quarta-feira (10/12), quando pesquisadas normalmente.
Segundo o portal Poder360, a Meta abriu uma investigação interna para entender o que motivou o apagão temporário. A falha ocorreu entre a noite de terça-feira (9/12) e a manhã de quarta-feira (10/12), durante o período em que foi votado o PL da Dosimetria na Câmara dos Deputados.
O episódio mobilizou representantes de diferentes partidos e gerou manifestações públicas. A ex-deputada Manuela D’Ávila afirmou que não conseguia localizar o próprio perfil: “É impossível nos identificar, nos marcar e mesmo nos encontrar no Instagram. Isso é interferência direta no processo democrático”.
O PT divulgou nota dura, afirmando que a plataforma teria ocultado perfis de Lula e de nomes aliados: “A situação evidencia, mais uma vez, a necessidade de regulamentar as plataformas digitais no Brasil, garantindo transparência, regras nítidas e controle público sobre os sistemas que organizam o fluxo de informações. Hoje, empresas privadas concentram poder desproporcional para manipular visibilidade, opinião e, potencialmente, decisões políticas. Isso coloca em risco o caráter democrático e republicano da vida pública no país”. O partido acrescentou que não se trata de um evento isolado e que já houve indícios de desequilíbrio no alcance de conteúdos políticos em momentos anteriores.
O comportamento do público refletiu a estranheza do episódio: internautas recorreram a buscadores como o Google, onde os perfis continuavam a aparecer normalmente. Dados do Google Trends mostraram, inclusive, um pico repentino de buscas pelo nome do deputado Glauber Braga (PSOL/RJ), que enfrenta um processo de cassação e protagonizou um episódio de tensão na Câmara nesta última terça-feira (9/12). O portal LeoDias tenta contato com a Meta para posicionamento da empresa sobre o ocorrido.