O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), que está foragido da Justiça brasileira, chamou, nesta quinta-feira (11/12), o ministro Alexandre de Moraes de “rei do Brasil” e “descontrolado” ao comentar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou a perda do mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP). A manifestação foi feita no X (antigo Twitter), após o ministro anular a votação da Câmara dos Deputados que havia mantido a parlamentar no cargo.
“O rei do Brasil, o descontrolado, sem controle que deveria ser do Congresso. Sempre dobra a aposta. Re-raise e o Congresso folda. A Câmara, cumprindo o texto constitucional, com votos de plenário, vai aceitar esse arrogante abuso de poder? Cadê o pedido de impeachment já com o número de assinaturas alcançado? É exatamente o momento da cúpula das casas deixar de ser serviçal”, escreveu Ramagem.
Veja post:
Na madrugada desta quinta, o plenário analisou a possível cassação de Zambelli. Embora 227 deputados tenham votado pela perda do mandato, eram necessários 257 votos para que ela fosse afastada. Com o resultado, a representação foi arquivada. A decisão de Moraes reverteu o quadro e determinou a saída imediata da deputada.
Leia também
-
Moraes anula decisão da Câmara e determina perda do mandato de Zambelli
-
Nikolas reage após Moraes determinar a perda do mandato de Zambelli
-
Sóstenes chama Moraes de “ditador psicopata” após decisão sobre Zambelli
-
Moraes determina que Motta dê posse a suplente de Zambelli em 48h
Zambelli foi condenada pela Primeira Turma do STF a 10 anos de reclusão por invadir, junto com um hacker, sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ela está presa na Itália desde que fugiu do Brasil. Como está detida, não pode votar nem exercer plenamente o mandato, mas seguia no cargo por decisão dos próprios parlamentares.