A desaprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), medida em dezembro, se mantém estável conforme números divulgados nesta terça-feira (16/12) pela Genial/Quaest. As variações ocorreram dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. O petista é desaprovado por 49% e aprovado por 48%. Outros 3% não souberam opinar ou não responderam.
Trata-se da primeira pesquisa sem o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) entre os concorrentes à Presidência da República nas próximas eleições.
Leia também
-
Genial/Quaest: vantagem cai e Lula empata com Bolsonaro em 2º turno
-
Genial/Quaest: 59% dizem que Lula não deveria tentar reeleição em 2026
-
Como o Planalto recebeu resultado da pesquisa Quaest sobre Lula
-
Pauta da segurança freou alta na avaliação de Lula, diz CEO da Quaest
Com a janela de dentro do limite da sondagem, os números se assemelham ao divulgado em novembro, quando a aprovação era 47% e a desaprovação era de 50%.
A pesquisa foi realizada entre 11 e 14 de dezembro por meio da aplicação de 2.004 entrevistas face a face para pessoas de 16 anos ou mais. A margem de erro, como dita, é dois pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%.
Avaliação do governo
A avaliação de governo também teve variação acima da margem de erro. Aqueles que veem o trabalho do titular do Planalto como negativa se manteve estável, em 38%. Porém, a avaliação positiva cresceu três pontos, atingindo 34% — em novembro houve queda no índice, que chegou a 31%.
Os que não souberam ou não responderam correspondem a 3% dos entrevistados.