A última etapa da temporada 2025 da Fórmula 1 promete disputa até a última volta. Às vésperas do GP de Abu Dhabi, a prévia do fim de semana decisivo coloca Lando Norris, Max Verstappen e Oscar Piastri na briga pelo título, que aponta para um campeão inédito ou para o pentacampeonato do holandês.
A vitória de Verstappen no Catar no último domingo manteve a disputa viva até Yas Marina, mas não mudou o protagonista que é Norris, líder do Mundial com 12 pontos de vantagem. Com 25 pontos em jogo, o inglês depende apenas de si para finalizar o ano como campeão.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Se Norris terminar no top 3, qualquer resultado que não seja vitória tira de Max o pentacampeonato. Caso Norris ficar abaixo do 4º lugar, a vitória garante o título ao holandêsReprodução/x: @Max33Verstappen Lando Norris e Piastri briga pelo título da F1Reprodução/X: @McLarenF1 Norris se vencer, já garante o título, independentemente do resultado de Verstappen. Caso termine em 2º ou 3º, ainda fica com o campeonato mesmo que o rival da Red Bull vençaReprodução/X: @McLarenF1 Matematicamente vivo, Oscar Piastri chega com 392 pontos, 16 atrás de NorrisReprodução/X: @McLarenF1 Norris se vencer, já garante o título, independentemente do resultado de Verstappen. Caso termine em 2º ou 3º, ainda fica com o campeonato mesmo que o rival da Red Bull vençaReprodução/X: @McLarenF1
Voltar
Próximo
Leia Também
Esportes
Que gafe! Erro no site da F1 publica Lando Norris como campeão mundial antes da decisão
Esportes
Título segue em aberto: GP do Qatar pode confirmar campeão da Fórmula 1
Esportes
Gabriel Bortoleto assume culpa por acidente em Las Vegas e pede desculpas a Stroll
Lando Norris favorito
Sem corrida sprint em Abu Dhabi, toda a pontuação fica concentrada na corrida deste domingo (7/12). Ainda assim, o sábado (6/12) ganha peso: Yas Marina não costuma oferecer muitas oportunidades de ultrapassagem, o que torna a classificação essencial para o desenho estratégico do fim de semana.
Se vencer, já garante o título, independentemente do resultado de Verstappen. Caso termine em 2º ou 3º, ainda fica com o campeonato mesmo que o rival da Red Bull vença.
A partir do 4º lugar, a matemática muda. Uma vitória de Verstappen faria o holandês virar o jogo por pelo menos um ponto.
Ou seja: Norris tem margem para administrar, mas não pode errar. Se ficar fora do pódio, passa a depender diretamente dos resultados de Verstappen.
Verstappen para ser pentacampeão
Mesmo após descontar boa parte da distância no Catar, o holandês ainda encara uma conta complexa. Para manter a chance viva, Max precisa obrigatoriamente estar no pódio, e em vários cenários, precisa vencer.
Se Norris terminar no top 3, qualquer resultado que não seja vitória tira de Max o pentacampeonato. Caso Norris ficar abaixo do 4º lugar, a vitória garante o título ao holandês.
Mesmo que Norris não pontue, Verstappen não pode terminar abaixo do 4º lugar. A situação é difícil, mas o histórico do número 1 em decisões mantém a esperança da RBR.
Piastri respira
Matematicamente vivo, Oscar Piastri chega com 392 pontos, 16 atrás de Norris. O australiano precisa de uma combinação improvável para virar o jogo:
Norris deve ser 7º ou pior, e Verstappen, 5º ou pior. Se for 2º, Norris precisa terminar fora do top 10 e Verstappen abaixo do 4º. Se for 3º, está automaticamente fora da disputa.
Na prática, uma aposta contra as probabilidades, mas não impossível em um fim de semana de alto risco.
Horários e onde assistir ao GP de Abu Dhabi
Sábado – (7/12)
7h20 – Treino livre 3 (Band)
10h30 – Classificação (Band e Bandsports)
Domingo – (8/12)
9h30 – Corrida (Band)
Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse clicando aqui!