O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa), realizou ao longo desta semana uma força-tarefa de vacinação contra a influenza no Complexo Penitenciário da capital. A iniciativa, coordenada pela Divisão de Saúde Prisional, reforça o calendário anual de ações preventivas voltadas à população privada de liberdade especialmente no período chuvoso, quando aumentam os casos de doenças respiratórias.
A chefe da Divisão de Saúde do Iapen, Gabriela Silveira, destacou que as equipes já passaram pelo Presídio Antônio Amaro e pela unidade feminina, com continuidade da imunização nesta quinta-feira (5) na unidade de regime fechado.
“Reforçamos essa ação todos os anos porque sabemos o quanto a vacinação é essencial para prevenir surtos dentro das unidades. A Semsa foi fundamental ao disponibilizar materiais, vacinas e estudantes de enfermagem que apoiaram todo o processo”, afirmou.
O trabalho também integra o esforço conjunto entre Iapen, Semsa e Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), que têm ampliado a rede de atenção no sistema prisional, garantindo mais qualidade na assistência prestada.
Coordenador da ação pela Semsa, o enfermeiro Anthagoras Dantas explicou que a vacinação ocorre de forma escalonada e tem meta de imunizar entre 960 e 1.200 internos.
“Estamos atuando de forma organizada para alcançar todos os detentos. A participação de estudantes tem sido essencial para a fluidez do atendimento”, disse.
Entre os próprios internos, a sensação é de segurança. O detento C. B. enfatizou a importância da iniciativa:
“Essa vacinação ajuda a prevenir doenças. Aqui dentro, esse cuidado faz muita diferença.”
A ação reafirma o compromisso das instituições em garantir assistência preventiva contínua, contribuindo para a promoção da saúde e o bem-estar de toda a população carcerária.