O Instituto Nacional de Metorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para ondas de calor no Sul, Centro-Oeste e principalmente o Sudeste. As altas temperaturas atingem grande parte do país até a próxima segunda-feira (29/12)
O alerta vermelho do órgão climático significa “grande perigo”. Isso indica uma situação de intensidade excepcional de calor, com risco para integridade física e à vida humana.
As regiões afetadas pela instabilidade do clima incluem: Santa Catarina, Paraná (Sul); Mato Grosso do Sul (Centro-Oeste), Minas Gerais, Espírito Santo e todo o estado de São Paulo e Rio de Janeiro (Sudeste).
A onda de calor acontece porque as regiões devem apresentar uma temperatura 5ºC acima da média por período um maior do que cinco dias, de acordo com o Inmet.
No momento, as regiões indicadas pelo órgão meteorológico com alerta vermelho, ultrapassam a temperatura de 30ºC, considerando que o RJ lidera, com 39ºC na manhã desta sexta (26/12).
Cuidados durante o Alerta Vermelho
É necessário tomar medidas para se proteger do calor e prevenir problemas de saúde como desitratação, insolação e indisposição devido ao calor.
Leia também
-
Inmet emite alerta de onda de calor e risco de tempestades. Saiba onde
-
Inmet emite alerta máximo de tempestade para municípios do RJ, MG e ES
-
Alerta laranja: tempestades ameaçam 15 estados e o DF, diz Inmet
-
SC: Inmet coloca três regiões em alerta para retorno da chuva
A hidratação é essencial durante o período de seca e calor extremo. É recomendado que o cidadãos aumentem significativamente a ingestão de líquidos antes mesmo de sentir sede, além de consumir alimentos leves e frescos.
Roupas leves e frescas, uso do protetor solar, se manter em ambientes frescos e umidificados também é indicado para aliviar a onda de calor.