Irene Ravache fala sobre papéis de gênero: “Adoraria ainda fazer um personagem masculino”

Irene Ravache fala sobre papéis de gênero: “Adoraria ainda fazer um personagem masculino”

Irene Ravache, uma das maiores atrizes do país, é a voz que inaugura o novo programa de Marcus Montenegro, “Ser Artista Pensamento”. E ela faz isso do jeito que sabe: falando o que pensa. Aos 81 anos, Irene encara temas que boa parte do meio artístico evita. Aborto, identidade de gênero no audiovisual, padrões de beleza. Nada ficou de fora.

No papo, Irene comentou a pressão pelo rosto “sempre jovem” e como isso impacta o trabalho das atrizes. “As pessoas parecem estar numa corrida para não envelhecer. Mas todo mundo vai envelhecer. É inevitável”, disse. Ela citou ainda o incômodo de ver produções de época inviabilizadas por excessos estéticos. “Não existe a possibilidade de fazer uma novela de época com uma atriz mostrando marcas de intervenção. Isso atrapalha”.

Leia Também

Novelas
Classe unida: Irene Ravache é mais uma atriz a criticar influenciadores em novelas

TV
Veterana nas novelas, Irene Ravache volta a criticar influenciadores nas tramas

Famosos
Ao portal LeoDias, Susana Vieira celebra homenagem da Globo: “Somos o sangue da empresa”

Carla Bittencourt
Autora de “Além do Tempo” sobre reprise: “Há um público que sente falta de histórias espiritualistas”

Outro ponto forte da entrevista foi a discussão sobre papéis de gênero. Irene lamentou que atrizes já não possam interpretar personagens masculinos no audiovisual. “Ter uma atriz mulher interpretando um homem em algum novela ou filme isso não pode acontecer. Isso realmente é uma pena. Eu adoraria ainda fazer um personagem masculino. Isso seria um grande desafio e também um conhecimento de toda uma construção. Mas, infelizmente, a atriz não tem essa liberdade para criar”.

Ela também falou sobre aborto, assunto que costuma gerar ruído até entre colegas. Irene defende a legalização em alguns casos e questionou a postura dos parlamentares que rejeitaram a pauta: “Falam em defesa da vida, mas que vida é essa? O que está por trás disso? Medo de perder votos? Medo de um castigo de Deus?”.

A entrevista marca a estreia do programa “Ser Artista Pensamento”, que chega com a proposta de conversas francas, sem amarras e sem a preocupação de agradar. Montenegro quer convidados preparados e prontos para sustentar suas opiniões, e Irene cumpriu o papel com sobra.

O programa estreia no dia 15 de dezembro, às 19h, no YouTube e no WhE Play, e será exibido sempre na segunda semana de cada mês.

Também estará disponível em Samsung TV Plus (canal 2083), TCL Channels (canal 4885), Roku Channel (canal 655) e Watch Free (no app).

Categories: ENTRETENIMENTO
Tags: Carla BittencourtIrene RavacheNovelasTV Globo