Dezembro costuma ser um mês mais tímido de lançamentos de música, mas isso na gringa, pois o Brasil está a todo vapor e com variados estilos. No rap, Emicida retornou com tudo e trouxe um disco denso, poético e emocionante. Já no sertanejo, Matheus Henrique e Gabriel apostam em hits antigos repaginados.
Confira os principais lançamentos musicais da semana!
Veja as fotosAbrir em tela cheia EmicidaReprodução Matheus Henrique e GabrielReprodução TierryReprodução MumuzinhoReprodução Giulia BeReprodução Lia ClarkReprodução Caju Pra BaixoReprodução
Voltar
Próximo
Leia Também
Famosos
Alcione faz revelação inusitada sobre ministro Alexandre de Moraes. Confira!
Cultura
“Os Donos do Jogo”: Giullia Buscacio analisa papel das mulheres em tramas de poder e corrupção
Música
Giulia Be compartilha emoção com novo álbum trilíngue: “Sentimento de realização”
Música
Giulia Be inicia nova era ousada e trilíngue: “Não quero um pop que passe batido”
Emicida transforma a dor da perda da mãe em arte
Emicida está de volta! O disco “Emicida Racional VL 2 – Mesmas Cores & Mesmos Valores” mira em “Cores & Valores”, disco de 2014 dos Racionais MCs. Mas foi voltando na linha do tempo da própria obra que o rapper da zona norte de São Paulo encontrou essa direção. Em 2009, na intro da mixtape que o apresentou ao Brasil para além das batalhas de rima, entoava o mantra “Quando os caminhos se confundem, é necessário voltar ao começo”. Nunca fez tanto sentido!
Não vá esperando um álbum mais fácil, como foi o “Amarelo”. É uma sonoridade complexa, difícil e cheia de nuances. O clima soa como uma gravação caseira, feita de maneira singela, com uma emoção crua que emociona qualquer um. Após a morte da mãe, romper com o irmão e viver uma era cheia de compromissos, Emicida tem muito a dizer.
Matheus Henrique e Gabriel voltam ao passado
Com mais de 50 milhões de streams, a dupla sertaneja Matheus Henrique e Gabriel apresenta o projeto “Retronejo – Vol. 1”. Gravado ao vivo, o trabalho marca uma nova etapa dos artistas e une dois caminhos: a nostalgia dos grandes sucessos dos anos 2000 e a sonoridade atual que movimenta a nova geração do estilo musical.
O repertório tem duas faixas inéditas – “Retronejo” e “Tá Chato” – e dois popurris que resgatam canções de nomes como João Paulo & Daniel, Rionegro & Solimões e Bruno & Marrone. As escolhas refletem a essência do projeto: reverenciar o passado com olhar contemporâneo.
Tierry na Bahia
Tierry prepara mais um capítulo de sua constante reinvenção musical com o lançamento de “Regional Brasileiro”, projeto gravado em Salvador, na Bahia.
A primeira parte traz quatro faixas inéditas, criadas e interpretadas ao lado de nomes que dão o tom da cena atual baiana: Toque Dez, Netto Brito e Kevi Jonny.
Mumuzinho explora o romantismo
Mumuzinho encerra o vitorioso ano de 2025 com o lançamento de uma canção inédita que já aponta os rumos de seu novo ciclo. O pagode romântico “Coração de Pedra” vai embalar os fãs do cantor em um clima para lá de apaixonado.
O single vem acompanhado por um audiovisual que traz algumas participações mais que especiais, como a de Thainá Fernandes, esposa e musa inspiradora de Mumuzinho, e de quatro casais amigos do cantor: Cleber Souza e Tatiane Lagoa; Jr. Filardis e Luciana Oliveira; José Fernandes (Muvuka) e Vanessa Oliveira; e Luciano Santiago e Carolyne Gomes.
Giulia Be dançando
A artista lança “Tonta”, seu novo single em espanhol. A faixa encerra os lançamentos trilíngues deste ano e combina batida pop latina com o retorno da artista à dança, sem perder o melodismo que lhe é característico.
“Tonta” foi escrita por Giulia na pandemia, quando, em suas palavras, “lá fora o mundo estava em chamas e eu esperava uma mensagem que me deixava sem defesa”. O conceito da música é simples: a pessoa que colecionava despedidas percebe que, agora, é o próprio coração que está em jogo.
Lia Clark retorna com funkão!
Lia Clark apresenta ao público “Fenomenal”, seu quarto álbum de estúdio. Com 13 faixas, o projeto marca uma nova fase na trajetória da artista, que aposta em uma sonoridade intensa e eletrizante, consolidando seu domínio sobre o funk eletrônico.
“Fenomenal” explora batidas potentes e temas que exaltam o prazer, o corpo e o poder. O álbum traz colaborações de nomes que dialogam diretamente com essa energia, como MC Carol, Johnny Hooker, Hitmaker, MC Mari, MC GW e MC Tha, reforçando a diversidade e a força das parcerias que atravessam o trabalho.
Caju Pra Baixo
O grupo Caju Pra Baixo, que tem no portfólio parcerias com Belo, Ferrugem e Xande de Pilares, inaugura uma nova fase com o lançamento do EP “Entre a Rua e a Saudade”. O projeto apresenta quatro faixas inéditas acompanhadas de visuais gravados de forma estratégica, cada um filmado em um ponto diferente do Rio de Janeiro.