A pesquisa Quaest, divulgada nesta terça-feira (16), aponta que o presidente Lula (PT) lidera as intenções de voto em todos os cenários de 1º turno simulados. De acordo com o levantamento, o petista aparece com percentuais que variam entre 34% e 41%, a depender dos adversários testados. Em todas as simulações, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ocupa a segunda colocação, consolidando-se como principal nome da oposição nos cenários avaliados.
Cenários de 1º turno
No Cenário 1, Lula registra 39%, seguido por Flávio Bolsonaro (23%). O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD) aparece com 13%, enquanto Renan Santos (Missão) e Aldo Rebelo (Democracia Cristã) marcam 2% cada. Os indecisos somam 5%, e 16% dizem votar em branco, nulo ou não comparecer.
No Cenário 2, Lula sobe para 41%, Flávio Bolsonaro mantém 23%, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) aparece com 10%. Renan Santos tem 2%, Aldo Rebelo 1%, indecisos 6% e brancos/nulos 17%.
Já no Cenário 3, Lula tem 39%, Flávio Bolsonaro cresce para 26%, e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) aparece com 6%. Renan Santos e Aldo Rebelo marcam 2% cada, indecisos somam 5% e 20% optam por branco ou nulo.
No Cenário 4, Lula mantém 39%, Flávio Bolsonaro chega a 27%, e Ronaldo Caiado (União Brasil) registra 4%. Renan Santos aparece com 3%, Aldo Rebelo com 2%, indecisos 5% e brancos/nulos 20%.
O Cenário 5 mostra Lula com 37%, Flávio Bolsonaro com 23%, Ratinho Júnior (11%), Romeu Zema (4%) e Ronaldo Caiado (3%). Renan Santos e Aldo Rebelo aparecem com 1% cada, indecisos somam 5% e 15% dizem votar em branco ou nulo.
No Cenário 6, Lula mantém 37%, Flávio Bolsonaro 23%, Ratinho Júnior 11%, enquanto Ciro Gomes (PSDB), Romeu Zema e Ronaldo Caiado aparecem com percentuais menores. Indecisos e brancos/nulos seguem em patamares semelhantes aos demais cenários.
Cenários de 2º turno
Nos cenários de segundo turno, a Quaest indica que Lula venceria todos os adversários testados, mantendo vantagem confortável em todas as simulações.
Avaliação do governo
O levantamento mostra que a aprovação (48%) e a desaprovação (49%) do presidente Lula seguem tecnicamente empatadas, repetindo o cenário da pesquisa anterior. Em novembro, 50% desaprovavam o governo e 47% aprovavam.
Outros dados revelam que:
-
54% dos entrevistados consideram que Jair Bolsonaro errou ao escolher Flávio Bolsonaro como nome para disputar a Presidência;
-
62% afirmam que não votariam no senador em uma eleição presidencial;
-
A parcela que avalia que Lula se saiu melhor no embate do “tarifaço” cresceu de 49% para 54%.
A pesquisa aponta ainda uma melhora na percepção da economia. Caiu de 43% para 38% o percentual dos que acreditam que a economia piorou, enquanto subiu de 39% para 44% o número dos que afirmam que está mais fácil conseguir emprego.
Também aumentou a parcela de eleitores que defendem que Lula deve se candidatar novamente, enquanto os que são contrários à candidatura recuaram quatro pontos, dentro da margem de erro.