A atriz Mariana Ximenes participou da 8ª edição do Festival de Cinema de Trancoso, na Bahia. Por lá, ela conversou com o portal LeoDias sobre o momento de destaque do audiovisual brasileiro ao redor do mundo, além de celebrar as homenagens recebidas na premiação. A artista recebeu o Troféu Pataxó, uma menção honrosa em referência à contribuição para a arte nacional.
“É um orgulho muito grande estar aqui em Trancoso. Ainda mais esse momento do cinema brasileiro de tanta efervescência e de que a gente está podendo contar histórias essencialmente brasileiras para o mundo. Isso é uma conexão impressionante. Traz muita esperança, alegria e é um orgulho para os brasileiros”, iniciou a homenageada.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Mariana Ximenes falou com o portal LeoDias durante a 8ª edição do Festival de Cinema de Trancoso.Portal LeoDias Mariana Ximenes falou com o portal LeoDias durante a 8ª edição do Festival de Cinema de Trancoso.Portal LeoDias Mariana Ximenes no evento beneficente da BrazilFoundationReprodução: Portal LeoDias
Voltar
Próximo
Leia Também
Famosos
Zé Felipe defende Ana Castela após influenciadora insinuar que cantora seria lésbica
Colunas
SBT toma atitude sobre Zezé Di Camargo após confirmar cancelamento de especial
Esportes
Familiares de dirigentes da CBF são flagrados torcendo pelo Vasco e revoltam o Fluminense
Mariana Ximenes também avaliou a repercussão recente de obras nacionais como “Ainda Estou Aqui” e “O Agente Secreto”: “Essas histórias estão chegando nos corações dos brasileiros e do mundo. É maravilhoso. Que momento. Eu espero que venha ainda mais essa onda da gente poder projetar e contar nossas histórias”.
Em seguida, a atriz relembrou o processo criativo para “O Homem Só”, um dos filmes exibidos no Festival de Cinema de Trancoso de 2025. Na obra, ela se destaca na pele de Josie, em um visual bem diferente do habitual: “Cada projeto que eu faço e me envolvo, traz um aprendizado. Tanto pela história que eu estou contando como com as pessoas com quem eu convivo”.
“Existe uma simbiose muito grande entre a história que a gente vai dar vida e também com as pessoas que a gente vai conviver num set de filmagem. E isso sempre traz um aprendizado gigante. É um sentimento de satisfação e de orgulho por essa trajetória e por todos os aprendizados que eu tive ao longo da minha trajetória”.
Por fim, Ximenes, que é engajada em causas sociais, aproveitou o cenário paradisíaco de Trancoso para destacar a importância de outros artistas seguirem atividades relacionadas: “Toda vez que não estou envolvida em um projeto de teledramaturgia, penso em meio ambiente. Quando chego aqui, em Trancoso, com essa mata abundante, essa natureza que tem ancestralidade, eu vejo que essa pauta é ainda mais urgente”.