Início / Versão completa
Geral

Ministério da Saúde inicia vacinação contra bronquiolite para gestantes a partir da 28ª semana

Por Cris Menezes 08/12/2025 14:53 Atualizado em 08/12/2025 14:53
Publicidade

O Ministério da Saúde iniciou a vacinação de gestantes a partir da 28ª semana de gestação com o novo imunizante contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal responsável por hospitalizações de bebês e crianças em todo o país. A vacina, agora disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS), tem como objetivo prevenir casos de bronquiolite e outras infecções respiratórias graves em recém-nascidos.

Publicidade

O VSR é o agente causador de 75% dos casos de bronquiolite em bebês e de cerca de 40% dos episódios de pneumonia em crianças menores de dois anos. Somente neste ano, o Brasil registrou 43,1 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados ao vírus.

Proteção que começa ainda na barriga

A imunização funciona por meio da chamada imunização passiva: a gestante recebe a vacina e passa a produzir anticorpos contra o VSR. Esses anticorpos são transferidos ao bebê pelo cordão umbilical, garantindo proteção temporária, porém altamente eficaz, nos primeiros meses de vida  período em que os recém-nascidos são mais vulneráveis.

A fase ideal para aplicação é o terceiro trimestre da gravidez, quando a transferência de anticorpos da mãe para o bebê ocorre de forma mais eficiente. A vacina foi incorporada ao Calendário Nacional de Vacinação da Gestante e deve ser aplicada a partir da 28ª semana.

Publicidade

A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% das gestantes. Para isso, o governo prevê a compra de mais 4,2 milhões de doses até 2027. Estudos clínicos, como o Estudo Matisse, comprovaram a eficácia da estratégia, apontando 81,8% de proteção contra doenças respiratórias graves causadas pelo VSR nos primeiros 90 dias de vida dos bebês.

Avanço na proteção da primeira infância

A inclusão da vacina no SUS é considerada um marco na saúde pública brasileira, ampliando o cuidado com gestantes e garantindo mais segurança para os recém-nascidos.

Com a chegada das doses às Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Ministério orienta que as equipes verifiquem e atualizem a caderneta vacinal das gestantes, incluindo influenza e covid-19, já que a vacina contra o VSR pode ser aplicada simultaneamente com esses imunizantes.

A medida fortalece a prevenção de doenças respiratórias e representa um avanço significativo na proteção da primeira infância no país.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.