O fotógrafo britânico Martin Parr morreu nesse sábado (6/12), aos 73 anos, em sua casa na cidade de Bristol, na Inglaterra. Reconhecido como um dos maiores nomes da fotografia contemporânea, destacou-se por registros do cotidiano britânico com humor e cores vibrantes.
A morte foi confirmada pela fundação do artista, que não divulgou a causa. “É com grande tristeza que anunciamos que Martin Parr (1952–2025) faleceu ontem em sua casa, em Bristol”, diz o comunicado. “Martin fará muita falta.”
Martin Parr
Reprodução/Instagram @martinparrstudio
Inglaterra., Bristol. Pride 2019
Reprodução/Instagram @martinparrstudio/Martin Parr/Magnum Photos
Itália. Capri. Waiting to enter the Blue Grotto. 2014
Reprodução/Instagram @martinparrstudio/Martin Parr/Magnum Photos
Nascido em Surrey em 23 de maio de 1952, ele teve o primeiro contato com a fotografia por influência do avô. Figura central da arte britânica, Parr deixa a esposa Susie, a filha Ellen, a irmã Vivien e o neto George. “A família pede privacidade neste momento”, afirma a nota.
Parr ganhou notoriedade por uma estética única, marcada por close-ups, cores saturadas e um olhar profundamente britânico. Seus temas frequentes, especialmente o turismo de massa e o consumismo, ampliaram seu impacto e o colocaram para além do círculo de entusiastas da fotografia.