Flamengo e Paris Saint-Germain estão escalados para a final da Copa Intercontinental, que será disputada nesta quarta-feira (17/12), às 14h (de Brasília), no Estádio Ahmad bin Ali, em Doha, no Catar. As duas equipes chegam à decisão com mudanças em relação aos últimos jogos, incluindo retornos de titulares, jogadores poupados e a ausência de uma das principais estrelas do futebol mundial entre os 11 iniciais.
Mudanças no Flamengo para a final
O Flamengo terá duas alterações em relação ao time que venceu o Pyramids, do Egito, na semifinal. O técnico Filipe Luís optou pelas entradas de Léo Ortiz e Bruno Henrique nas vagas de Danilo e Everton Cebolinha. A formação rubro-negra para a decisão é Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, Jorginho e Arrascaeta; Carrascal, Plata e Bruno Henrique.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Marquinhos (PSG)Reprodução/X: @PSG Treino do Flamengo, em Doha, no CatarFotos: Gilvan de Souza/Flamengo
Danilo marca o segundo gol do Flamengo e garante o time na final da Copa IntercontinentalFotos Gilvan de Souza/Flamengo
Voltar
Próximo
Leia Também
Esportes
“Continuar fazendo história”: Filipe Luís indica permanência no comando do Flamengo
Esportes
“Tem o direito de se defender”, diz Filipe Luís, técnico do Fla, sobre Bruno Henrique
Esportes
“Vamos falar de nível técnico?”: Web resgata fala de Carlos Alberto após Botafogo vencer PSG
Esportes
“Procura a bola”: Danilo revela o mantra do gol que deu o tetra ao Flamengo
Retornos e escolhas de Filipe Luís
Léo Ortiz volta ao time titular após ter iniciado a estreia contra o Cruz Azul, do México, e ficado no banco na semifinal. Já Bruno Henrique retorna à equipe depois de ter sido poupado no último compromisso. Plata, que era dúvida antes da divulgação da escalação, foi mantido entre os 11 iniciais. O restante da equipe é o mesmo utilizado nas duas partidas anteriores da competição.
Caminho do Flamengo até a final
O Flamengo chega à decisão da Copa Intercontinental após eliminar o Cruz Azul nas quartas de final e o Pyramids na semifinal. A equipe comandada por Filipe Luís busca o segundo título mundial de sua história e tenta encerrar um jejum de conquistas de clubes brasileiros no torneio, que dura desde 2012.
PSG divulga escalação com estrela no banco
Do outro lado, o Paris Saint-Germain confirmou a equipe titular com uma ausência de peso. O técnico Luis Enrique decidiu iniciar a final sem Ousmane Dembélé, eleito o melhor jogador do mundo no prêmio The Best da Fifa, anunciado na véspera da partida. O PSG vai a campo com Safonov; Zaire-Emery, Marquinhos, Pacho e Nuno Mendes; João Neves, Vitinha e Fabián Ruíz; Lee Kang-In, Doué e Kvaratskhelia.
Situação de Dembélé e retorno de Marquinhos
Dembélé se recupera de uma virose e voltou recentemente aos treinamentos individuais, após ter ficado fora da partida contra o Metz, no sábado (13). Já Marquinhos, que era dúvida para o confronto por conta de uma lesão no músculo adutor da coxa esquerda, foi escalado entre os titulares. O único desfalque confirmado do time francês é o lateral-direito Hakimi.
Repercussão entre torcedores do Flamengo
A escalação divulgada pelo PSG gerou repercussão imediata entre torcedores rubro-negros nas redes sociais, especialmente pela ausência de Dembélé entre os titulares. “Dembele não vai jogar???? SEREMOS DEMAIS”, escreveu um torcedor. Outro comentou: “Dembele fora 0 a 0 pra gente já”. Um terceiro destacou: “Dembélé no banco e Marquinhos em campo. Tudo a nosso favor. Fé no Mengo! ”.
Ausência de Danilo gera debate entre rubro-negros
No lado do Flamengo, a ausência de Danilo na equipe titular também provocou reações. O zagueiro vive bom momento e marcou gols importantes recentemente, mas Filipe Luís optou pela dupla formada por Léo Ortiz e Léo Pereira.
“Iria com o Danilo, mas não é hora disso. que Filipinho esteja iluminado, flamém ”, comentou um torcedor. Outro escreveu: “eu não iria sem Danilo, ainda mais nessa fase surreal dele nessa reta final… o cara tá com a aura mano ”. Houve ainda quem resumisse: “Loucura tirar o Danilo desse jogo.”
Danilo fala sobre preparação e significado do título
Mesmo fora da escalação inicial, Danilo falou sobre a preparação para o confronto diante do PSG e descreveu como tem trabalhado mentalmente para o jogo decisivo.
“Ali, assistindo aos vídeos do adversário, faço esse jogo mental de me ver nas situações, principalmente defensivas, para parar os atacantes potentes do PSG. E tenho vivido esse momento peculiar, a energia me levando a estar sempre perto do gol, fazendo gols, então busco essa visualização (também no ataque)”, explicou.
Peso histórico da decisão
O zagueiro também comentou sobre o impacto de uma eventual conquista rubro-negra no cenário internacional. “Isso nos faz brilhar os olhos, aumenta a motivação, a vontade de vencer, de entrar para a história do Flamengo. Mas é tentar ter a capacidade de tratar como mais um jogo para não mudar as dinâmicas, a forma de interpretar a partida. Mas, sim, o resultado pode mudar o nosso marco na história do Flamengo”, afirmou.
Final em jogo único no Catar
PSG e Flamengo se enfrentam em jogo único que vale o título da Copa Intercontinental. O clube francês estreia diretamente na final por ser o atual campeão da Champions League, conforme previsto no novo regulamento da competição.
Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse clicando aqui!