Passado o lamento de perder um importante ativo em sua grade esportiva, justo aquele que conectava os fãs de esportes aos clubes nacionais no SBT, executivos da empresa comentaram com a coluna as razões que levaram a emissora a perder a Copa Sul-Americana.
O consenso é que a FC Diez Media, empresa responsável por conduzir a licitação dos direitos de transmissão das competições da CONMEBOL, em especial a Libertadores e a Sul-Americana, pensou apenas em um aspecto: o “quem paga mais”.
Mesmo com a perda de alcance que a saída da TV aberta pode causar a Sul-Americana, a empresa priorizou a melhor proposta financeira na mesa. É natural pensar que empresas capitalizadas pelo dólar, como é o caso da Warner Bros. Discovery, dona das operações da TNT Sports, levem a melhor neste quesito.
Leia Também
Flávio Ricco
SBT perde Sul-Americana e competição não será transmitida na TV aberta
Flávio Ricco
Direitos de transmissão da Sul-Americana ainda têm uma situação embaraçosa
Flávio Ricco
Fortalecimento da programação do SBT se faz absolutamente necessário
Flávio Ricco
Band precisa elaborar plano especial para “ressuscitar” Fórmula Indy
Um importante nome da gestão do SBT confidenciou o seguinte à coluna: “Difícil competir com essas empresas… Para nós o dólar é cinco vezes (mais caro). Já para eles o dólar é o dólar”.
Concluída a licitação dos direitos de TV da Libertadores e da Sul-Americana para o ciclo de 2027-2030, o saldo é o seguinte: apenas uma empresa de mídia nacional (Grupo Globo) conseguiu assegurar direitos de transmissão: a Libertadores e só em TV aberta.
As demais empresas além da TNT Sports (Warner Bros. Discovery): Paramount (um pacote de plataforma paga da Libertadores); e a Disney (transmissão exclusiva da Copa Sul-Americana em plataformas pagas para os canais ESPN e Disney+ e a outra metade de jogos da Libertadores em TV fechada e streaming), estrangeiras, com sedes nos Estados Unidos.
Nem mesmo a CazéTV, vitaminada por uma forte Live Mode e um faturamento bilionário, conseguiu competir com o dólar das concorrentes.
A ver também como a Sul-Americana será tratada em meio a um contexto de fusão que a Warner Bros. Discovery passará com a Netflix global, anunciada no último final de semana. A grade de competições da TNT Sports está no “pacote” e deverá passar por avaliação na estratégia de atuação, em especial na América Latina.