PF acha planilha do Careca do INSS com pagamento a nº2 da Previdência

PF acha planilha do Careca do INSS com pagamento a nº2 da Previdência

A Polícia Federal (PF) suspeita que o atual secretário-executivo do Ministério da Previdência, Adroaldo Portal (PF), tenha recebido propina de Antonio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS, após encontrar uma planilha de movimentações financeiras do lobista escrito pagamento de R$ 50 mil em favor de “ADRO”.

3 imagensFechar modal.1 de 3

Adroaldo Portal, secretário-executivo da Previdência Social, Ministério da Previdência Social

Breno Esaki/Metrópoles @BrenoEsakiFoto2 de 3

Adroaldo Portal, secretário-executivo da Previdência Social, Ministério da Previdência Social

3 de 3

Atual secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Adroaldo da Cunha Portal PDT recebeu seu gabinete o lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS

Reprodução

Preso nesta quarta-feira (18/12) no âmbito da nova fase da Operação Sem Desconto, Adroaldo Portal foi exonerado do cargo ainda pela manhã pelo ministro da Previdência, Wolney Queiroz (PDT).

“ADROALDO fez movimentações suspeitas de valores elevados em sua conta bancária, bem como foi encontrada uma planilha na casa de ANTÔNIO CARLOS no dia 23/04/2025 com registro de pagamento de propina no valor de 50 mil reais em favor de “ADRO””, escreveu a PF.

A corporação identificou a planilha de propinas e pagamentos do Careca do INSS no disco rígido apreendido na casa do lobista no dia 23 de abril. “Há diversas planilhas com o controle de movimentação financeira de associações e de empresas do próprio investigado ANTÔNIO CARLOS além de pagamentos a pessoas físicas e jurídicas”, destacou a PF.

Outras ligações do Careca do INSS com Adroaldo Portal

Uma série de reportagens publicadas pela coluna mostram que Adroaldo Portal (PDT) já recebeu Antonio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS, em uma reunião secreta na pasta e, além disso, foi a um camarote do lobista para assistir ao show do Red Hot Chilli Peppers, em Brasília. Ambas as ligações foram reveladas pela coluna.

Adroaldo já trabalhou com o senador Weverton (PDT-MA), que também foi alvo da operação desta quarta-feira. No caso do parlamentar, a PF realizou mandado de busca e apreensão. Quando era chefe de gabinete do senador do Maranhão, Adroaldo Portal recebeu Antonio Camilo Antunes no Congresso Nacional.

Leia também

 

Categories: Geral
Tags: Careca do INSSFarra do INSSPolícia Federal (PF)Previdência SocialTácio Lorran