Polícia Civil deflagra Operação Desmonte III e prende 11 suspeitos de integrar organização criminosa no Acre

Polícia Civil do Acre deflagra Operação Desmonte III e prende 11 integrantes de organização criminosa. Fotos: assessoria/ PCAC

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), deflagrou na manhã desta segunda-feira, 1º, a Operação Desmonte III, uma ação integrada com a Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diop) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core/AC). A ofensiva teve como objetivo desarticular uma célula de uma facção criminosa com atuação consolidada no estado.

Ao todo, foram cumpridos 12 mandados de prisão e 12 mandados de busca e apreensão, resultando na prisão de 11 pessoas investigadas por integrarem o grupo. As ações ocorreram simultaneamente em Rio Branco, Bujari e no estado de Goiás  sendo nove prisões na capital, uma no Bujari e uma em Goiânia.

As investigações conduzidas pela Draco apontaram que a organização criminosa mantinha uma estrutura interna rígida, com divisão de funções, hierarquia definida e atuação voltada para crimes como tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa.

Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos celulares, anotações e documentos considerados relevantes para o avanço das investigações.

Polícia Civil do Acre deflagra Operação Desmonte III e prende 11 integrantes de organização criminosa. Fotos: assessoria/ PCAC

A operação também contou com o apoio da Draco da Polícia Civil de Goiás, coordenada pelo delegado Thiago Torres, cuja equipe conseguiu localizar e prender um dos alvos que estava residindo em Goiânia.

Delegado Gustavo Neves destaca compromisso contínuo da DRACO no enfrentamento às organizações criminosas. Foto: assessoria/ PCAC

Após a ação, uma coletiva de imprensa foi realizada na sede da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic), onde todos os presos foram apresentados.

O delegado titular da Draco, Gustavo Neves, destacou que a Operação Desmonte III representa uma nova fase de enfrentamento qualificado às facções no Acre.
“Esse trabalho reafirma o compromisso da Polícia Civil no combate aos crimes praticados por organizações criminosas violentas, contribuindo para a segurança da população. Continuaremos empenhados em ações integradas e no fortalecimento da investigação criminal”, afirmou.

O coordenador da Deic, Pedro Paulo Buzolin, enfatizou a complexidade da operação e a articulação entre diferentes forças policiais.
“A atuação simultânea em vários estados só foi possível graças ao apoio estratégico da Senasp e à colaboração da Polícia Civil de Goiás. Cada prisão representa um elo enfraquecido na estrutura dessas organizações”, disse.

A Operação Desmonte III integra a Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento das Organizações Criminosas (Renorcrim), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, que reúne delegados de todo o país para troca de informações e definição de estratégias de inteligência no combate ao crime organizado.

https://www.instagram.com/reel/DRuyUhTFwCv/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==
Categories: POLICIAL
Tags: DESTAQUE