Durante uma visita oficial ao País de Gales, o príncipe William protagonizou um dos momentos mais afetivos de seu discurso ao recordar o primeiro lar que dividiu com Kate Middleton, um capítulo fundamental na história do casal e no vínculo profundo que mantêm com a nação.
Leia também
-
Harry Kane será poupado em amistoso da Inglaterra contra País de Gales
-
Kate e Diana: saiba quem sofreu com a “maldição da princesa de Gales”
-
Vida de Kate e William terá importante mudança em breve; saiba qual
-
Mudança de mansão de William e Kate obriga famílias a desocupar casas
“Gales foi o primeiro lugar onde Catherine e eu fizemos nosso lar juntos”, declarou o Príncipe de Gales ao discursar no Wales Investment Summit, em Newport, no dia 1º de dezembro.
Usando a expressão “prynhawn da” (“boa tarde”), William destacou o calor e sentimento de pertencimento que encontraram em Anglesey, onde viveram entre 2010 e 2013.
O início de uma vida a dois em Anglesey
O casal alugou uma casa de quatro quartos na ilha enquanto William atuava como piloto de busca e salvamento da RAF Valley — tornando-se, inclusive, o primeiro membro da família real a viver no País de Gales desde Henrique VII.
Foi também ali que Kate fez seu primeiro compromisso real, em fevereiro de 2011, ao batizar um barco de resgate em Trearddur Bay, apenas dois meses antes do casamento.
Depois da união, Anglesey se tornou o cenário dos primeiros meses como recém-casados e, em 2013, do início da vida como pais, após o nascimento do primogênito, o príncipe George.
Uma ligação construída por história, afeto e serviço
A relação do casal com Gales continua sendo um pilar de sua identidade como Príncipe e Princesa de Gales, títulos concedidos por rei Charles III no dia seguinte à morte da rainha Elizabeth, em setembro de 2022.
Fontes reais afirmam que William e Kate buscam aprofundar a confiança e o respeito dos galeses ao longo do tempo, mantendo uma abordagem modesta e humilde. William chegou a destacar, em conversa com o primeiro-ministro galês, Mark Drakeford, o profundo carinho que ambos nutrem pela região onde começaram a vida conjugal.
Desde então, o casal retorna frequentemente ao país para compromissos oficiais — dos encontros com estudantes universitários a visitas comunitárias, desfiles do St. David’s Day e ações de caridade. William, inclusive, vem se dedicando a aprender galês.
Nova fase: a mudança para a casa definitiva
O discurso nostálgico coincidiu com um novo marco familiar. Em 1º de novembro, foi revelado que William, Kate e os três filhos — George, de 12 anos, Charlotte, de 10, e Louis, de 7 — se mudaram para o Forest Lodge, uma mansão georgiana de oito quartos em Windsor.
Casamento do príncipe e princesa de Gales
Getty Images2 de 8
Clique escolhido pela família de Gales para ilustrar o cartão de Natal
Reprodução/Instagram3 de 8
Príncipe William e Kate Middleton
Arthur Edwards – WPA Pool/ Getty Images4 de 8
Kate e William com George e Lupo no colo
@princeandprincessofwales/Instagram/Reprodução5 de 8
Kate e príncipe William
Chris Jackson/Getty Images6 de 8
Nascimento de George
John Phillips/UK Press via Getty Images7 de 8
Os futuros rei e rainha
Karwai Tang/WireImage/Getty Images8 de 8
Relação de carinho
Karwai Tang/WireImage/Getty Images
Segundo fontes da PEOPLE, trata-se da “forever home” da família, onde pretendem permanecer mesmo quando William assumir o trono. A mudança representa um upgrade em relação ao Adelaide Cottage, também em Windsor, onde viviam desde 2022.
Uma história que começou muito antes dos títulos
O afeto do casal por Gales remonta aos primeiros anos do relacionamento. Em 2010, quando anunciaram o noivado, já viviam na região e pretendiam continuar ali. Após o casamento, Gales seguiu sendo o pano de fundo de diversos marcos, como o retorno público de William após se tornar pai e a primeira aparição de Kate após o nascimento de George, eventos que reforçaram a imagem de um casal próximo, caloroso e conectado às comunidades locais.
Hoje, 14 anos de casamento depois, e após um ano marcado pela batalha de Kate contra o câncer, hoje em remissão, William e Kate continuam a cultivar essa história com Gales, agora com um novo lar e responsabilidades ampliadas.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.