O empresário Gilson Trennepohl (foto em destaque), de 65 anos, é proprietário da Stara, empresa considerada a maior fabricante de máquina agrícolas da América Latina, e vice-prefeito de Não-Me-Toque (RS). Ele foi resgatado pela Brigada Militar do Rio Grande do Sul (BM-RS), na madrugada desta segunda-feira (22/12), após passar cerca de 48 horas refém de um sequestro.
Trennepohl é proprietário da Stara, considerada a maior fabricante de máquinas agrícolas da América Latina, e vice-prefeito de Não-Me-Toque (RS)
Divulgação/Stara
Empresário do setor agrícola é resgatado após 48h de sequestro no RS
Divulgação/BM-RS
Divulgação/Stara
Em 2020, candidato pelo então partido Democratas, ele foi eleito vice-prefeito do município, que possui cerca de 18 mil habitantes. Já em 2024, Trennepohl foi reeleito pelo Partido Liberal (PL), na chapa encabeçada pelo prefeito Gilson dos Santos (PL).
Segundo dados do portal de prestação de contas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Trennepohl declarou um patrimônio de quase R$ 324 milhões.
Entre os bens declarados estão:
- Um caminhão trator;
- Um semirreboque;
- Três carros;
- Oito terrenos;
- Dois apartamentos e duas salas comerciais.
No entanto, a maior parte da fortuna do empresário está concentrada em uma participação de 19,1% na empresa ST e Filhos Participações Societárias Ltda., avaliada em cerca de R$ 91 milhões.
Atualmente, Trennepohl ocupa o cargo de presidente do Conselho Administrativo da Stara. Ele deixou a função de diretor-presidente no início de 2020, quando transferiu o comando da companhia para o filho, Átila Stapelbroek Trennepohl.
Leia também
-
Empresário do setor agrícola é resgatado após 48h de sequestro no RS
-
Segurança acusado de matar empresário com soco em adega é denunciado
-
Morre empresário baleado com a família em ataque na Barra da Tijuca
-
Saiba quem era empresário morto em ataque a tiros na Barra da Tijuca
Dinâmica do sequestro
De acordo com a Polícia Civil (PCRS), o empresário foi sequestrado na madrugada de sábado (20/12), por volta das 2h30. Ele havia acabado de deixar um show sertanejo promovido pela empresa, no município onde reside.
No domingo (21/12), um dos suspeitos foi preso em um posto de combustível em Marau (RS). O homem, de 20 anos, possui antecedentes criminais.
Após a prisão, as investigações avançaram no domingo, quando informações repassadas à Brigada Militar e à PCRS indicaram que os criminosos utilizavam um imóvel em Marau, cerca de 95 km de Não-Me-Toque, como cativeiro.
Ao perceberem a chegada dos policiais, os suspeitos abandonaram o local e fugiram para uma área de mata, levando a vítima, que seguia sob ameaças e tentativas de extorsão.
Com apoio do 3º Batalhão de Polícia de Choque e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), as forças de segurança montaram um cerco na região.
Empresário passa bem
Por volta da 1h30 desta segunda, Trennepohl conseguiu escapar da mata após um dos sequestradores fugir para dentro da região. O empresário caminhou até avistar uma viatura da Brigada Militar e pediu ajuda.
De acordo com a polícia, ele foi encontrado sem ferimentos aparentes, mas foi encaminhado ao Hospital Cristo Redentor, em Marau, para avaliação médica, antes de reencontrar a família. O segundo suspeito segue foragido.