Cartão postal de São Luís, a Avenida Litorânea conecta quatro praias urbanas: São Marcos, Calhau, Caolho e Olho d’Água. Movimentada durante o dia e durante a noite, é um atrativo importante para o turismo e a economia local, já que oferece 7 quilômetros de orla com extensa faixa de areia, bares e restaurantes com opções de culinária local, nacional e internacional, quiosques pé na areia, ciclovia e área para caminhada.
A Avenida também é palco da mais espetacular virada de ano do Maranhão e de uma das mais belas do país. No dia 31 de dezembro, a expectativa é de que cerca de 300 mil pessoas compareçam à festa de reveillón promovida pelo governo do Estado.
E enquanto alguns celebram, outros trabalham. Para fazer a celebração acontecer, mais de 1.500 prestadores de serviços diretos e indiretos devem atuar nos bastidores.
“A Avenida Litorânea será, mais uma vez, o palco da festa da virada no Maranhão. Teremos uma programação que movimenta a economia, gera empregos e amplia oportunidades de renda para pequenos empreendedores e os setores de serviços, alimentação e comércio. Nosso objetivo é garantir que as pessoas celebrem a data com muita alegria e segurança, como em todos os anos, e que os nossos empreendedores também comecem o ano com dinheiro no bolso”, enfatizou o governador Carlos Brandão.
Programação
A festa começa às 17h30, com o samba e pagode do grupo Argumento. Em seguida, às 19h30, sobem ao palco os artistas da banda Os Tropix, que promete um repertório com muito groove e brasilidade.
Às 21h30 é a vez de Xand Avião animar a multidão com um repertório de sucessos. Quem comanda a contagem regressiva para o ano novo é o cantor Avine Vinny. Depois do espetáculo de fogos, a festa se espicha até o alvorecer de 2026 com Jhonny Boy e Rey Vaqueiro.
Articulação
Para celebrar a chegada de 2026 com segurança e responsabilidade, o Governo do Estado comanda uma articulação entre diferentes pastas e suas atribuições.
Atuam em parceria a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes-MA), por meio do Programa Mais Renda, cadastrando trabalhadores e incentivando o empreendedorismo; a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA) e a Polícia Militar (PM-MA) para a garantia do policiamento; a Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA), com um hospital de campanha preparado para atendimentos e urgência e emergência; a Secretaria de Turismo em interlocução com o trade turístico para a promoção antecipada do Maranhão como destino da virada; a MOB, operadora de serviço de transporte público, o Corpo de Bombeiros, para a intervenção em eventuais ocorrências, e a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), responsável pela estratégia de divulgação e publicidade do evento.