River de fora, estreantes e São Paulo de olho em vaga: Os times da Libertadores 2026

River de fora, estreantes e São Paulo de olho em vaga: Os times da Libertadores 2026

O Brasileirão 2025 chegou ao fim e foram conhecidos os times que já garantiram vaga na Libertadores de 2026. Neste domingo (07/12), o Fluminense foi o último a garantir uma vaga direta para a fase de grupos da principal competição do continente, enquanto o São Paulo espera as decisões da Copa do Brasil para saber se terá uma vaga na fase prévia. No país vizinho, Argentina, um gigante ficou de fora. Após 11 participações consecutivas, o River Plate foi “rebaixado” para a Copa Sul-Americana. O Portal LeoDias Esportes fez um levantamento de todas as equipes que já garantiram vaga no continente e ainda podem se assegurar.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Léo Pereira com o troféu da Libertadores, conquistado contra o Palmeiras.Reprodução/@leopereira4 Bruno Henrique beija troféu da Libertadores, em Lima, no PeruFoto: Adriano Fontes/Flamengo Flamengo conquista o título de tetracampeão da LibertadoresFoto: Divulgação/Conmebol Cesar Greco/Palmeiras

Voltar
Próximo

Leia Também

Esportes
“Arquibancada vazia”: torcida do Flamengo se manifesta contra preço de ingressos

Esportes
“A gente vai cair”: bastidores revelam aposta ousada do Corinthians em Memphis

Esportes
“Até logo”: Igor Jesus confirma saída do Botafogo para clube inglês após o Mundial

Esportes
“Dia D”: Marcos Leonardo aguarda liberação do Al-Hilal para acertar empréstimo ao São Paulo

Brasil
Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol e Fluminense asseguraram presença na fase de grupos da Libertadores, enquanto Botafogo e Bahia terão de passar pela segunda e terceira fase para confirmar presença na principal do continente. O alvinegro carioca ainda torce para que Cruzeiro ou Fluminense conquistem a Copa do Brasil para ir direto à fase de grupos.

Enquanto isso, o São Paulo, 8º colocado, também sonha em voltar a Libertadores dependendo dos resultados da Copa do Brasil. Caso a equipe mineira ou o Fluminense conquistem a competição nacional, o tricolor paulista garante presença nas fases prévias da Libertadores.

Flamengo (Campeão da Libertadores);
Palmeiras (Brasileirão);
Cruzeiro (Brasileirão);
Mirassol (Brasileirão);
Fluminense (Brasileirão);
Botafogo (Brasileirão – fase prévia)*;
Bahia (Brasileirão – fase prévia);
Campeão da Copa do Brasil (Corinthians ou Vasco) ou São Paulo**.

Argentina
O futebol argentino terá dois estreantes na Libertadores, além de uma ausência do gigante River Plate. Os “Millonarios” perderam a chance de garantir vaga na fase prévia após o Boca Juniors ser derrotado para o Racing na semifinal do Clausura. Caso o maior rival da equipe argentina conquistasse o título argentino, o River conquistaria uma vaga por ter sido quarto colocado na “Tabla Anual” do campeonato nacional.

Platense e Independiente Rivadavia estrearão na competição continental após os títulos inéditos do Apertura e da Copa argentina, respectivamente. Além deles, Rosario Central e Boca Juniors, os dois primeiro colocados da “Tabla Anual” e Lanús, campeão da Sul-Americana, também estarão na fase de grupos da competição continental. Na fase prévia, o Argentinos Juniors será o representante argentino.

Lanús (Campeão da Sul-Americana);
Platense (Campeão do Apertura);
Independiente Rivadavia (Campeão da Copa Argentina);
Rosario Central (1º colocado da “Tabla Anual”);
Boca Juniors (2º colocado da “Tabla Anual”);
Argentinos Juniors (3º colocado da “Tabla Anual” – fase prévia);
Campeão do Clausura (Racing, Estudiantes ou Gimnasia).

Bolívia
A Bolívia já definiu três dos seus quatro representantes para a Libertadores do ano que vem. Always Ready – já garantido na fase de grupos – , Bolívar e The Strongest – lutam pela vaga direta na última rodada ou via Copa Boliviana. Além deles, o Blooming e o Nacional de Potosí também sonham com a classificação via copa nacional.

Bolívar e The Strongest podem garantir vaga direta caso um dos dois termine o campeonato nacional em 2º lugar. A equipe azul está atualmente na segunda posição e depende apenas de uma vitória para confirmar a classificação, enquanto o rival torce por um tropeço e depende de uma vitória. Caso a vaga não venha pelo campeonato nacional, Bolívar e The Strongest podem conquistá-la em caso de título da Copa Bolívia. Enquanto o Nacional de Potosí garante a vaga apenas com o título, o Blooming ainda pode se classificar via campeonato boliviano, em caso de título de Bolívar ou The Strongest na copa. No entanto, será obrigado a passar pela fase prévia.

Always Ready (Campeão Boliviano);
Bolívar (Campeonato Boliviano)*;
The Strongest (Campeonato Boliviano)*;
Campeão da Copa Bolívia ou Blooming.

Chile
O Chile também definiu três dos seus quatro classificados para a Libertadores e terá a volta de uma equipe após quase 50 anos. O Coquimbo Unido, campeão nacional, garantiu vaga após ficar de fora da competição desde 1980. Além dele a Universidad Católica (vaga direta) e o O’Higgins (fase prévia) estarão na Libertadores no próximo ano.

O país espera agora a última vaga direta que será decidida na final da Copa do Chile, disputada entre Huachipato e Deportivo Limache, que se classificaria pela primeira vez para a Libertadores em caso de título.

Coquimbo Unido (Campeão Chileno);
Universidad Católica (Campeonato Chileno);
O’Higgins (Campeonato Chileno – fase prévia);
Huachipato ou Deportivo Limache (Campeão da Copa do Chile).

Colômbia
A Colômbia é o país que tem mais vagas em aberto. Das quatro vagas disponíveis, apenas duas estão confirmadas: Independiente Santa Fé e Deportes Tolima. O Santa Fé é a única equipe que está garantida na fase de grupos após o título do Apertura. O Tolima já se assegurou por conta da campanha geral, mas precisa ser campeão do Clausura para confirmar a classificação na fase de grupos.

O cenário ainda é incerto e aberto para as demais vagas. O Junior Barranquilla luta pelo título do Clausura e lidera seu grupo para chegar as finais. O possível adversário é justamente o Tolima. Na Copa da Colômbia, Atlético Nacional e Independiente Medellin estão nas finais, o campeão se garante na fase de grupos.

Independiente Santa Fé (Campeão do Apertura);
Deportes Tolima (Tabela anual)*;
Campeão da Copa Colômbia (Atlético Nacional ou Independiente Medellin);
Campeão do Clausura.

Equador
Com times que são históricas “pedras no sapato” de times brasileiros, o Equador já definiu três dos quatro classificados para a Libertadores. Independiente Del Valle, líder da tabela geral, LDU e Universidad Católica já asseguraram presença. Outra equipe que tem situação encaminhada é o Barcelona de Guaiaquil.

No entanto, ainda falta definir quais equipes irão para a fase grupos e para as fases prévias. Destas, apenas o Independiente Del Valle assegurou presença na fase de grupos. Além dele, o campeão nacional e o campeão da Copa do Equador (LDU ou Universidad Católica) terão vaga direta.

Independiente Del Valle (Líder da tabela anual);
LDU (falta definir se vai por vaga direta via título da Copa do Equador ou do Campeonato Equatoriano ou para fase prévia via classificação geral);
Universidad Católica (falta definir se vai por vaga direta via título da Copa do Equador ou para fase prévia via classificação geral);
Vaga via classificação geral (Barcelona de Guaiaquil provável).

Paraguai
O Paraguai chegou ao fim de sua temporada e já definiu todos os classificados para a Libertadores. Campeões do Apertura e do Clausura, respectivamente, Libertad e Cerro Porteño representarão o país na fase de grupos. Os times de melhor campanha na competição nacional além dos campeões, 2 de Mayo (estreante) e o Guaraní, irão para as fases prévias.

Libertad (Campeão do Apertura);
Cerro Porteño (Campeão do Clausura);
2 de Mayo (Campeonato Paraguaio – fase prévia);
Guaraní (Campeonato Paraguaio – fase prévia).

Peru
O Peru também já definiu seus quatro classificados. Falta, no entanto, definir qual será o último representante da fase de grupos e qual irá para a fase prévia. Líder geral, o Universitario garantiu presença na fase de grupos. Cusco FC e Sporting Cristal jogam a final do campeonato nacional para saber quem irá junto a equipe de Lima à fase de grupos. Enquanto isso, o Alianza Lima já sabe que disputará as fases prévias em 2026.

Universitario (Líder geral do Campeonato Peruano);
Cusco FC (Vaga garantida na pré pode ir para fase de grupos se conquistar o Campeonato Peruano);
Sporting Cristal (Vaga garantida na pré pode ir para fase de grupos se conquistar o Campeonato Peruano);
Alianza Lima (Campeonato Peruano – vaga na pré).

Uruguai
O Uruguai também encerrou sua temporada e definiu os quatro classificados para a Libertadores. Os tradicionais Peñarol e Nacional garantiram vagas na fase de grupos. Enquanto a equipe amarela e preta se classificou por ter tido a segunda melhor campanha dentre todos os times, o Nacional se classificou após conquistar o campeonato nacional ao vencer o maior rival na final. O Liverpool também garantiu vaga na fase prévia via campanha no campeonato nacional, enquanto o Juventud De Las Piedras (estreante) também se garantiu via tabela anual.

Nacional (Campeão Uruguaio);
Peñarol (Campeonato Uruguaio);
Liverpool (Campeonato Uruguaio – fase prévia);
Juventud De Las Piedras (Campeonato Uruguaio – fase prévia).

Venezuela
Por último, mas não menos importante, todos os representantes da Venezuela também asseguraram presença na maior competição do continente. O Deportivo La Guaira irá representar o país como o campeão nacional, enquanto o Universidad Central irá via título da Copa Venezuela. Carabobo e Deportivo Táchira completam a lista com vagas na pré via campanhas no campeonato nacional.

Deportivo La Guaira (Campeão Venezuelano);
Universidad Central (Campeão da Copa Venezuela);
Carabobo (Campeonato Venezuelano – fase prévia);
Deportivo Táchira (Campeonato Venezuelano – fase prévia).

Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse clicando aqui!

Categories: ENTRETENIMENTO
Tags: ESPORTESFlamengoFUTEBOLlibertadoresPalmeiras