Trump confirma primeiro ataque terrestre dos EUA na Venezuela

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta segunda-feira, 29, que forças americanas realizaram um ataque em terra na Venezuela, considerado o primeiro desde o início da campanha militar dos EUA contra o narcotráfico na América Latina.

Segundo Trump, o alvo foi uma zona de atraque de embarcações que, de acordo com o governo americano, seria utilizada por traficantes para o carregamento de drogas.

O presidente já havia mencionado a ação na última sexta-feira, 26, durante entrevista à rádio WABC. Na ocasião, Trump afirmou que “uma grande instalação” havia sido destruída dois dias antes da conversa com o empresário John Catsimatidis, proprietário da emissora e apoiador do governo republicano.

Após as declarações, o jornal The New York Times procurou o Pentágono e a Agência Central de Inteligência (CIA), mas ambos informaram que não tinham detalhes a compartilhar. A Casa Branca também se recusou a comentar oficialmente o assunto.

Caso a declaração de Trump seja confirmada, o ataque marca a primeira ação terrestre conhecida desde o início da campanha militar americana contra a Venezuela. O presidente havia prometido uma ofensiva desse tipo, mas até então não havia anunciado nenhuma operação em solo venezuelano.

Ao longo de 2025, a Venezuela tornou-se alvo de uma campanha de pressão e intimidação do governo dos Estados Unidos. Washington mobilizou mais de 20% de suas tropas para a região do Caribe, sob a justificativa de combater o narcotráfico.

O contingente enviado inclui navios de guerra, o maior porta-aviões do mundo, submarinos nucleares, drones e bombardeiros. Além da presença militar, os EUA já realizaram bombardeios em águas internacionais, alegando atingir traficantes que transportariam drogas para o país.

Categories: MUNDO