Início / Versão completa
Geral

Ucrânia: saiba interesses dos EUA em negociações de paz com Moscou

Por Metrópoles 02/12/2025 07:27
Publicidade

O enviado especial dos Estados Unidos para negociações de paz, Steve Witkoff, visita Moscou nesta terça-feira (2/12) para negociar com o presidente russo, Vladimir Putin, o plano de Washington para encerrar os combates na Ucrânia.

Publicidade

Ainda que o objetivo principal da viagem, da qual também participa o genro do presidente Donald Trump, Jared Kushner, seja pôr fim à guerra, o jornal Le Figaro aponta outros possíveis interesses americanos na negociação. O diário francês explica como representantes russos entraram em contato discretamente com companhias americanas a fim de apresentar perspectivas de negócios, como contratos de exploração de minerais e hidrocarbonetos em parceria com empresas russas, caso as sanções contra Moscou fossem retiradas.

Leia também

Entre os negócios potenciais estão minas de terras raras e concessões de gás na Sibéria. De acordo com a reportagem, “as negociações comerciais sempre estiveram no centro dos debates entre Washington e Moscou”.

Parcialidade

A sensação de parcialidade do plano americano em favor da Rússia foi reforçada pela publicação de 28 pontos, negociados entre os dois países, mas que, segundo a imprensa americana, compreendem quase literalmente as reivindicações do Kremlin.

O jornal Le Monde analisa como Steve Witkoff, que recebeu a delegação ucraniana para conversas no seu clube de golfe na Flórida, no domingo (30), dedica mais tempo a ouvir Moscou do que Kiev. De acordo com o diário francês, para os europeus restam “dúvidas sobre a confiabilidade do aliado americano”.

O slogan “fazer dinheiro e não a guerra” ganha destaque nas negociações, segundo o Wall Street Journal, citado pelo Le Monde. O diário francês reitera os contatos prévios ocorridos entre oligarcas russos e empresários dos Estados Unidos, de olho nos possíveis contratos após a assinatura de um acordo de paz com a Ucrânia, especialmente na área de energia.

O jornal Libération destaca a décima visita do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a Paris, desde a invasão russa em seu país, em 2022. “Nossas prioridades são evidentes”, disse Zelensky, exigindo “garantias de segurança, independência e soberania da Ucrânia”.

O presidente Emmanuel Macron tenta garantir o papel dos europeus na mesa de negociação, especialmente quando o assunto é o dinheiro russo congelado na Europa desde o início da guerra: cerca de € 200 bilhões, cujo destino será objeto de discussão entre os Estados-membros da União Europeia.

Leia mais em RFI, parceira do Metrópoles.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.