Início / Versão completa
Geral

Zona Verde: Ibaneis afirma que projeto voltará à pauta “no futuro”

Por Metrópoles 03/12/2025 09:27
Publicidade

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), disse nesta quarta-feira (3/12) que o projeto da Zona Verde não sairá do papel no momento porque o governo não concluiu a ampliação do BRT. A desistência foi antecipada pela coluna Grande Angular.

Publicidade

“Não fiz o Zona Verde porque não concluímos as obras do BRT”, afirmou. Segundo ele, apesar da renovação da frota de ônibus, é necessário finalizar o BRT nas saídas Sul e Norte do DF antes de implementar o sistema de estacionamento pago.

Após participar de encontro com empresários, Ibaneis disse que o estudo para a implantação da Zona Verde está pronto há mais de 1 ano e já tem aprovação do Tribunal de Contas (TCDF).

“Eu acho que qualquer governante tem que imaginar que no futuro a gente tem que desestimular o transporte individual para estimular o transporte público”, pontuou. No entanto, como a implantação foi condicionada à conclusão das novas linhas de BRT, ele decidiu não levar o projeto adiante neste momento.

Publicidade

Ibaneis declarou que a oposição está causando burburinho sobre o assunto por conta do momento político. “No futuro, certamente, essa pauta (da Zona Verde) virá. E com o apoio dos que hoje estão criticando”, argumentou. O governador também destacou que a falta de vagas tem prejudicado o comércio local. “Nós já não temos mais estacionamentos. O comércio reclama bastante. Os compradores não podem parar. Isso está fazendo com que as lojas tem sido fechadas”, alertou.

O governador participou da abertura do 5º Brasília Summit, organizado pelo Lide.

Leia também

O que é a Zona Verde?

A Zona Verde previa a concessão das áreas públicas para estacionamentos privados no Plano Piloto, em locais como as quadras comerciais das asas Sul e Norte, Sudoeste, setores bancários Sul e Norte, Esplanada e no Eixo Monumental.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.