Reapresentado ao Palmeiras para o início da temporada, Abel Ferreira voltou a se posicionar publicamente sobre o calendário do futebol brasileiro e direcionou críticas ao início do Campeonato Paulista. O torneio estadual começa no próximo fim de semana, e o time alviverde estreia já no sábado (10/1), às 20h30, contra a Portuguesa, no Estádio do Canindé, após apenas quatro dias de preparação.
Em entrevista à TV Palmeiras, o treinador português afirmou que o curto intervalo entre o fim das férias e o primeiro compromisso oficial gera preocupação, especialmente em relação à saúde dos atletas e à diferença de contexto entre os clubes que disputaram o fim da última temporada e aqueles que iniciaram a preparação mais cedo.
Veja as fotosAbrir em tela cheia O técnico Abel Ferreira, da SE Palmeiras, em jogo contra a equipe do Botafogo FR, durante partida válida pela vigésima rodada, do Campeonato Brasileiro, Série A, no Esteadio Nilton SantosFoto: Cesar Greco/Palmeiras Técnico Abel Ferreira, do Palmeiras, comanda o treino em Lima, no PeruFoto: Cesar Greco/Palmeiras Reprodução
Voltar
Próximo
Leia Também
Esportes
Abel Ferreira abandona coletiva e evita falar de clássico contra o Corinthians
Esportes
Abel Ferreira confirma que fica no Palmeiras e diz que renovação dispensa “papel assinado”
Esportes
Abel Ferreira diz que nunca imaginou chegar à terceira final de Libertadores pelo Palmeiras
Esportes
Abel Ferreira diz ter inveja do apoio da torcida do Fortaleza após derrota na final Sul-Americana
“Não posso deixar de fazer uma crítica construtiva à Federação Paulista de Futebol. Tendo em conta que algumas equipes ficaram até mais tarde a competir (em 2025), não me parece sensato, e quem cuida da saúde dos jogadores… no final de uma semana, já ter o primeiro jogo oficial. Enquanto outros clubes estão se preparando desde novembro, dezembro”, afirmou Abel Ferreira.
Preparação curta e necessidade de adaptação
O técnico destacou que, apesar da discordância com o formato do calendário, o Palmeiras precisará se ajustar às condições impostas. Abel reforçou que o elenco retorna de um período de férias e que a comissão técnica buscará alternativas para lidar com o desgaste natural do início da temporada.
“Não acho que seja justo. Mas é algo que devemos pensar e refletir. Mas o treinador do Palmeiras vai fazer o que sempre tem feito. Usar todos os recursos que tem para aproveitar essa parte, porque sabemos que os jogadores vem de um período de férias”, pontuou.
Na sequência, o comandante alviverde explicou que a gestão do elenco será determinante nas primeiras rodadas do Estadual, considerando o calendário longo e exigente que o clube terá ao longo do ano.
“De qualquer maneira, temos de nos adaptar, arranjar soluções e aproveitar este período para dar oportunidade a todos os jogadores, porque vai ser humanamente impossível escolher uma equipe e começar já a estourá-la no começo de uma temporada longa e desgastante”, completou.
Importância do Estadual no planejamento
Apesar das críticas ao calendário, Abel Ferreira ressaltou o peso do Campeonato Paulista dentro do projeto esportivo do clube. O treinador relembrou as campanhas recentes e afirmou que a competição é tratada com o mesmo nível de exigência de outros torneios de grande porte.
“O Palmeiras, nos últimos anos, deu provas do que significa essa competição para nós. Ganhar o Paulista e ganhar a Libertadores dá o mesmo trabalho, na minha opinião. Claro que para quem é torcedor pode pensar de forma diferente, mas para mim dá o mesmo trabalho”, disse.
Vice-campeão estadual em 2025, após perder a final para o Corinthians, o Palmeiras inicia a edição de 2026 com o discurso de competitividade mantido, mesmo diante das limitações do início de temporada.
“Vamos encarar esta competição como sempre fazemos, prepará-la também no sentido de carregar as baterias aos nossos jogadores e entrar em todos os jogos com a mentalidade de jogar para ganhar até o último segundo”, encerrou o treinador português.