O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na liderança em todos os cenários de primeiro turno das eleições de 2026 avaliados pela pesquisa AtlasIntel, divulgada nesta quarta-feira (21). Em relação ao levantamento anterior, publicado em dezembro de 2025, o maior crescimento foi observado em um eventual confronto direto entre Lula e o senador Flávio Bolsonaro (PL).
Nesse cenário, Lula soma 48,8% das intenções de voto, ante 48,1% no mês passado, uma alta de 0,7 ponto percentual. Já Flávio Bolsonaro alcança 35%, registrando um avanço significativo de 5,7 pontos percentuais em comparação aos 29,3% de dezembro. Esse cenário não considera a participação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Quando o levantamento simula uma disputa sem Flávio Bolsonaro, Lula mantém a dianteira, com 48,5%, contra 28,4% de Tarcísio. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), aparece em terceiro lugar, com 5%. Em relação à pesquisa anterior, Lula teve leve oscilação negativa de 0,3 ponto, enquanto Tarcísio subiu 0,1 ponto percentual.
A AtlasIntel também testou um cenário entre Lula e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL). Nessa projeção, o presidente lidera com 48,2%, seguido por Michelle, com 30,9%, enquanto Caiado aparece com 11,3% das intenções de voto.
Em uma simulação sem Michelle, Flávio ou Tarcísio, Lula amplia ainda mais a vantagem. O presidente alcança 48,8%, seguido por Ronaldo Caiado, com 15,2%, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), com 11,4%, e o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), com 9,4%.
A pesquisa também avaliou cenários sem a candidatura de Lula. Nesse caso, o nome testado pelo PT foi o do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Tanto em uma disputa contra Flávio Bolsonaro quanto contra Tarcísio de Freitas, Haddad aparece como o mais bem colocado para avançar ao segundo turno.
Contra Flávio, Haddad teria 41,5%, enquanto o senador ficaria com 35,4%. Caiado surge novamente em terceiro, com 5,2%. Já em um confronto com Tarcísio, Haddad alcança 42%, contra 28,9% do governador paulista, seguido por Caiado, com 5%.
Outros cenários também foram simulados, incluindo uma disputa com os mesmos candidatos da eleição presidencial de 2022. Nesse recorte, 46,4% dos entrevistados afirmaram que votariam em Lula, contra 43,4% de Jair Bolsonaro, 3,2% de Ciro Gomes (PDT) e 2,3% de Simone Tebet (MDB). Em comparação com dezembro, Lula teve leve queda de 0,3 ponto percentual, enquanto Bolsonaro recuou 0,7 ponto.
Na simulação com todos os nomes atualmente citados como pré-candidatos, Lula lidera com 48,4%, seguido por Flávio Bolsonaro (28%), Tarcísio de Freitas (11%), Ronaldo Caiado (2,9%) e Renan Santos (MBL).