Brasileirão começa com novas regras para venda de ingressos a torcedores visitantes. Entenda!

Brasileirão começa com novas regras para venda de ingressos a torcedores visitantes. Entenda!

O Campeonato Brasileiro começa nesta quarta-feira (28/1) com a realização de oito partidas, e terá mudanças nas regras relacionadas à presença de torcedores visitantes nos estádios. A Confederação Brasileira de Futebol anunciou a padronização do preço dos ingressos destinados às torcidas adversárias, com critérios definidos no Manual de Competições da entidade.

Segundo a CBF, a alteração foi motivada por distorções observadas em edições anteriores. “Antes, por norma prevista no Estatuto do Torcedor (revogado) e no RGC, o ingresso deveria ter valor semelhante ao setor equivalente do estádio, o que causava diferenças na interpretação do conceito de setor equivalente, permitindo, assim, uma cobrança exorbitante ao setor visitante”, diz trecho do documento oficial.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Os rivais Coritiba e Athletico-PR lutam pelo título da Série B até a última rodada.Staff Images/CBF Entenda a nova tecnologia de impedimento que estreia no futebol brasileiro em 2026Foto: CBF Lucas Figueiredo/ CBF

Voltar
Próximo

Leia Também

Esportes
“Ancelotti é o melhor técnico do mundo na atualidade”, diz presidente da CBF

Esportes
“Me entristece”: presidente da FPF se manifesta sobre pênalti polêmico e pressiona CBF

Esportes
“O sistema não deixa ninguém entrar”, diz Ronaldo sobre presidência da CBF

Esportes
“Não vou me desculpar”, diz Oswaldo de Oliveira após confusão com Ancelotti

Além da limitação no valor, o regulamento prevê que o clube visitante possa adquirir antecipadamente até 50% da carga de ingressos a que tem direito. A medida tem como objetivo facilitar o planejamento das equipes e de seus torcedores ao longo da competição.

“A medida busca permitir com que cada clube estimule e incremente a adoção de políticas no programa de sócio torcedor, pois passam a poder assegurar a presença desses torcedores também fora de seu Estado de origem. No entanto, resta proibida a comercialização destes ingressos pelo visitante em valor superior ao adquirido junto ao mandante”, explica a CBF.

Outro ponto abordado pela entidade diz respeito às condições oferecidas nos setores destinados às torcidas visitantes. A confederação reforça que os clubes mandantes deverão garantir visibilidade adequada do campo de jogo, sem interferências estruturais que comprometam a experiência do público.

“Proporcionar um melhor espetáculo ao torcedor visitante, assegurando que a torcida do Clube tenha o direito a ocupar um setor do estádio que garanta condições adequadas de visibilidade do campo de jogo, sendo vedada qualquer obstrução excessiva ou desproporcional”, afirma a CBF.

O manual também impõe limites à instalação de estruturas nos espaços reservados aos visitantes. “A instalação de estruturas permanentes ou temporárias no setor destinado à torcida visitante não poderá comprometer, de forma relevante, a visibilidade do espetáculo esportivo”, completa o texto.

As novas regras passam a valer já na rodada de abertura do Brasileirão e serão aplicadas ao longo de toda a competição de pontos corridos.

Categories: ENTRETENIMENTO
Tags: ESPORTES