Um buraco voltou a se abrir na BR-317, no km 28, no trecho que liga os municípios de Epitaciolândia e Xapuri, mesmo após uma intervenção realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A situação reacende o alerta para os riscos enfrentados por condutores que trafegam diariamente pela rodovia, importante eixo de ligação no interior do Acre.
Em um vídeo enviado à redação, um motorista alerta outros condutores sobre o perigo no local. As imagens mostram que o buraco surgiu novamente nas proximidades de um bueiro, levantando a suspeita de que a força da água que passa sob a pista tenha comprometido a estrutura do asfalto.
Além do risco de acidentes, principalmente envolvendo motociclistas, o problema tem causado danos a veículos e dificultado o tráfego. Caminhões e ônibus, utilizados no transporte de passageiros e no escoamento da produção, também enfrentam dificuldades ao passar pelo trecho afetado.
A reincidência do problema após o serviço de recuperação gera questionamentos sobre a eficácia da intervenção realizada e aponta para a necessidade de uma solução mais duradoura. Entre as alternativas apontadas por motoristas está a revisão do sistema de drenagem da área, para evitar que o asfalto volte a ceder.
Enquanto não há uma nova ação do DNIT, a orientação é que os condutores redobrem a atenção ao trafegar pelo local, reduzam a velocidade e sinalizem o risco sempre que possível, a fim de evitar acidentes até que o problema seja definitivamente solucionado.