Catarata: entenda a doença e o procedimento cirúrgico realizado por Lula

Catarata: entenda a doença e o procedimento cirúrgico realizado por Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de 80 anos, realizou uma cirurgia de catarata no olho esquerdo na manhã desta sexta-feira (30/1), no CBV Hospital de Olhos, em Brasília. Ele já recebeu alta após passar pelo procedimento considerado de rotina e de baixa complexidade. Para entender melhor o procedimento e a doença, a reportagem do portal LeoDias conversou com uma oftalmologista.

Segundo a oftalmologista Dra. Bárbara Merlo, a catarata é a opacificação do cristalino, a lente natural do olho. A visão vai ficando embaçada, como se a pessoa estivesse olhando através de um vidro sujo/fosco.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)Reprodução Instagram Lula Lula fala sobre situação envolvendo SBT e Zezé Di CamargoReprodução: YouTube/CanalGov Luiz Inácio Lula da Silva rebate fala de Friedrich MerzReprodução: YouTube/CanalGov

Voltar
Próximo

Leia Também

Saúde
Lula passa por cirurgia nos olhos em Brasília; saiba mais

Notícias
Após dores de cabeça, presidente Lula passa por cirurgia de emergência em SP

Política
“Promovia ataques ao Judiciário”, diz Messias sobre Bolsonaro

Famosos
Andressa Urach está internada novamente. Entenda o caso!

Ela explicou o motivo da cirurgia ser precisa: “Porque não existe tratamento com colírios ou óculos que reverta a catarata. A cirurgia é o único tratamento eficaz e consiste em retirar o cristalino opaco e substituí-lo por uma lente intraocular, devolvendo a nitidez da visão”. Vale lembrar que o político fez a mesma operação em 2020, no olho direito.

A catarata está muito relacionada à idade, faz parte do processo natural de envelhecimento e é mais comum após os 60 anos. Mas pessoas mais jovens também podem desenvolver catarata, geralmente associada a fatores como uso prolongado de corticoides, traumas oculares, diabetes, inflamações, entre outros.

O pós-operatório é tranquilo, disse a médica: “Em geral, é rápido. O paciente usa colírios por algumas semanas, evita esforço físico nos primeiros dias e costuma perceber melhora da visão logo no início, às vezes já no pós-operatório imediato. A maioria retorna às atividades normais em pouco tempo, seguindo orientação médica”. Lula permanecerá este fim de semana na residência da Granja do Torto e retornará às atividades na próxima segunda-feira (2/2).

Categories: ENTRETENIMENTO
Tags: Cirurgia de catarataLuiz Inácio Lula da Silva (PT)SAÚDE