CBF divulga áudio do VAR sobre pênalti não marcado para o Flamengo na estreia do Brasileirão

CBF divulga áudio do VAR sobre pênalti não marcado para o Flamengo na estreia do Brasileirão

A Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta quinta-feira (29/1), o relatório oficial sobre a atuação do árbitro assistente de vídeo (VAR) na partida entre São Paulo (SP) e Flamengo (RJ), válida pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro Série A de 2026. O documento foi publicado com caráter didático, conforme padrão adotado pela entidade, e detalha a análise de um lance ocorrido na área penal.

De acordo com o material divulgado, o lance foi classificado como uma “situação protocolar” envolvendo uma ação dentro da área. Após a checagem conduzida pela equipe do VAR, a decisão tomada pelo árbitro em campo foi mantida. A Comissão informou que a avaliação seguiu os critérios estabelecidos pela Regra 12 das Regras do Jogo.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Danielzinho marcou o gol que garantiu a vitória para o São Paulo. Árbitro vai ao VAR analisar pênalti marcado para o Internacional / Reprodução: Ge.globo

Voltar
Próximo

Leia Também

Esportes
“Ancelotti é o melhor técnico do mundo na atualidade”, diz presidente da CBF

Esportes
“Me entristece”: presidente da FPF se manifesta sobre pênalti polêmico e pressiona CBF

Esportes
“Estou calma, mas estou brava”, diz Leila Pereira sobre momento do Palmeiras

Esportes
“Não chuta a perna”, diz árbitro do VAR em polêmico lance no Fla x Flu

No relatório, a CBF reproduz os fundamentos regulamentares relacionados ao tiro livre direto. O texto explica que esse tipo de infração é marcado quando um jogador comete ações específicas, como toque de mão na bola — exceto pelo goleiro dentro da própria área penal —, segurar um adversário, impedir o movimento de um oponente com contato físico, além de condutas como morder, cuspir ou arremessar objetos em direção à bola, a adversários ou membros da arbitragem. Também é citada a possibilidade de infrações previstas na Regra 3.

A Comissão também contextualiza o conceito de tiro penal, esclarecendo que a penalidade deve ser concedida quando uma infração punível com tiro livre direto ocorre dentro da própria área penal ou fora do campo como parte da jogada, conforme estabelecido nas Regras 12 e 13.

O conteúdo divulgado tem como base as Regras do Jogo da IFAB/FIFA para a temporada 2025/26 e integra a política de transparência adotada pela Comissão de Arbitragem da CBF em relação às decisões analisadas pelo VAR nas competições nacionais.

Categories: ENTRETENIMENTO
Tags: ESPORTES