Ciopaer e Samu resgatam grávida picada por surucucu em área de difícil acesso no Acre

Equipes do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Cruzeiro do Sul realizaram, nesta segunda-feira (19), uma operação conjunta para resgatar uma mulher grávida picada por uma cobra surucucu na comunidade Ocidente. A localidade é de difícil acesso e fica situada entre os municípios de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, no interior do Acre.

Segundo o comandante da aeronave, Nayck Trindade, o deslocamento até a comunidade por via fluvial poderia levar mais de dois dias, enquanto o resgate aéreo foi concluído em cerca de uma hora. “Percorremos quase 200 quilômetros em linha reta para chegar ao local. Esse tipo de operação só é possível graças ao apoio do Governo do Estado, da Secretaria de Justiça e Segurança Pública e da Secretaria de Estado de Saúde, que mantêm equipes e estrutura sempre prontas para atender a população”, ressaltou.

O médico do Samu, Miguel Lima, que acompanhou a operação, informou que a paciente, grávida de aproximadamente quatro meses, recebeu os primeiros atendimentos ainda na comunidade antes de ser transportada. “Ela estava estável, foi medicada e removida com segurança para a unidade hospitalar. A agilidade nesse tipo de ocorrência é fundamental, pois o difícil acesso poderia agravar o estado de saúde da mãe e do bebê”, explicou.

Após o resgate, a mulher foi levada ao Hospital do Juruá, onde recebeu soro antiofídico. Em seguida, deverá ser transferida para a Maternidade de Cruzeiro do Sul para acompanhamento especializado.

Fonte: Ac24h

Categories: ACRE
Tags: DESTAQUE