Consulta às vagas do Sisu 2026 já está disponível; inscrições começam dia 19

Foto: Juca Varella/Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) liberou neste domingo (11) a consulta às vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026. A partir de agora, os candidatos já podem acessar o site do programa para verificar a oferta de vagas por curso, instituição ou município, além das regras específicas de cada universidade, como notas mínimas e critérios de cotas.

Segundo o MEC, esta será a maior edição da história do Sisu. Ao todo, estão sendo ofertadas 274,8 mil vagas, número 5% maior do que o registrado em 2025, com um acréscimo de 13.097 oportunidades. As vagas estão distribuídas em 7.399 cursos de graduação, oferecidos por 136 instituições públicas de ensino superior em 593 municípios brasileiros.

As inscrições para o Sisu 2026 começam no dia 19 de janeiro e seguem até as 23h59 do dia 23. O resultado da chamada regular será divulgado em 29 de janeiro, e as matrículas dos selecionados terão início em 2 de fevereiro. Já a manifestação de interesse na lista de espera poderá ser feita entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro.

Entre os estados com maior número de vagas estão Minas Gerais, com 33.729, Rio de Janeiro, com 31.419, e Bahia, com 24.768. Esta edição também marca a entrada de 12 novas instituições no sistema. Entre os destaques estão o retorno da Universidade de Brasília (UnB), com 1.133 vagas, e da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), com 695 vagas, além da adesão de institutos federais do Paraná, Alagoas, Piauí e Goiás.

De acordo com o MEC, a ampliação inclui novos campi e o aumento da oferta de cursos tecnológicos e ligados à área de Inteligência Artificial. Pedagogia lidera o ranking de vagas, com 10.145 oportunidades, seguida pelos cursos de Administração e Matemática.

Desde 2024, o Sisu passou a realizar apenas um processo seletivo por ano, substituindo o modelo anterior que previa duas seleções anuais. A recomendação do ministério é que os candidatos acompanhem atentamente o cronograma e utilizem os canais oficiais para obter informações atualizadas sobre o processo seletivo.

Por Marcos Henrique.
Categories: Geral
Tags: DESTAQUE