Não pode vender e nem contratar: ainda durante o transferban, a SAF do Botafogo, comandada por John Textor, também foi proibida de vender jogadores. O pedido partiu do clube social do alvinegro e acatado pela 21ª Câmara de Direito Privado do Tribunal do Rio de Janeiro. Com a decisão o Globo teve a “suspensão de todos os atos relativos a vendas e negociação de ativos”, o que, na prática, impede a venda de jogadores. O fato foi noticiado pelo Ge.globo e confirmado pela reportagem do Portal LeoDias Esportes.
O desembargador responsável pelo despacho, Marcelo Almeida de Moraes Marinho, também afirmou que Textor descumpriu decisões judiciais. Em novembro 2025, a Justiça havia decidido que o norte-americano só poderia negociar ativos do clube se avisse ao clube social em juízo.
Veja as fotosAbrir em tela cheia John Textor, presidente do LyonReprodução/John Textor, presidente do Lyon (França) John Textor junto a taça do Brasileirão de 2024 (Victor Silva/Botafogo)John Textor junto a taça do Brasileirão de 2024 (Victor Silva/Botafogo) John Textor deu entrevista pedindo desculpas à Leila e Ednaldo pelos bonecos enforcadosJohn Textor deu entrevista pedindo desculpas à Leila e Ednaldo pelos bonecos enforcados (Reprodução) John Textor comemorou a vitória do Botafogo sobre o Palmeiras e buscou baixar a tensão com Leila Pereira (Reprodução) Reprodução
Voltar
Próximo
Leia Também
Esportes
4 anos de Lei da SAF: o que mudou no futebol brasileiro?
Esportes
Botafogo aciona a Justiça para resguardar direitos no acordo da SAF; entenda
Esportes
Botafogo em crise: clube processa SAF, pede R$155 milhões e ex-presidente acusa Textor
Esportes
Botafogo enfrenta pressão financeira na SAF e avalia alternativas para atravessar crise
Na decisão, o desembargador afirma que Textor não cumpriu a determinação: “Considerando as notícias da mídia, quanto a negociação açodada de atletas, determino a suspensão de todos os atos relativos a vendas e negociação de ativos e quaisquer outros atos com reflexos econômicos face o clube, até que se comprove nos autos a estrita observância da decisão deste relator, bem como ciência inequívoca dos atos por todas as partes envolvidas no processo”.
No começo deste ano o Botafogo vendeu Marlon Freitas ao Palmeiras, Jefferson Savarino ao Fluminense e o zagueiro David Ricardo ao Dínamo de Moscou, da Rússia. O clube também vive impasse em renovações contratuais de jogadores importantes do elenco com Danilo, Alexander Barboza e Alex Telles.