Lauana Prado revelou, no último fim de semana, que está grávida pela primeira vez. Em entrevista ao portal LeoDias, a cantora afirmou que ser mãe era um desejo antigo. A gestação foi confirmada após a artista passar por um procedimento de fertilização in vitro (FIV), uma das técnicas de reprodução assistida.
A fertilização in vitro (FIV) é um processo de reprodução humana assistida. Nela, a fecundação – encontro do óvulo com o espermatozoide – acontece em laboratório, dando origem a um embrião, posteriormente implantado no útero. Durante a FIV, é possível selecionar gametas, o que acarreta mais chances de desenvolver um embrião saudável. As informações são da Maternidade rede D’Or.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Reprodução Instagram Lauana Prado Lauana PradoPortal LeoDias Lauana PradoPortal LeoDias Lauana PradoReprodução Instagram Lauana Prado Reprodução Instagram Lauana Prado
Voltar
Próximo
Leia Também
Famosos
Amor escrito nas estrelas: Lauana Prado revela que pretende casar com Tati Dias
Famosos
Amor no ar! Lauana Prado e Tati Dias curtem viagem romântica ao Havaí
Famosos
“Comecei a fazer congelamento de óvulos e embriões com 30 anos”, conta Lauana Prado
Famosos
“Parei tudo”: Lauana Prado revela mudança radical na rotina após descobrir a gravidez
Para quem a FIV é indicada?
Ainda segundo a Rede D’Or, a FIV é indicada para pessoas com dificuldades ou impossibilidade de gerar um bebê de forma natural. Normalmente, após 1 ano de tentativas de engravidar espontaneamente, sem o uso de contraceptivos, é indicado ao casal a busca pela reprodução assistida.
Regras da FIV no Brasil
Conforme consta na resolução nº 2.320/2022 do Conselho Federal de Medicina, algumas regras são determinantes para técnicas de reprodução assistida no país. Confira:
A idade máxima para a mulher se submeter à reprodução assistida é 50 anos, com possibilidade de exceção a critério médico, desde que os riscos sejam avaliados;
É proibida a escolha do sexo ou de características do embrião, exceto para evitar doenças genéticas. O embrião pode permanecer em laboratório por até 14 dias;
A doação de gametas e embriões deve ser anônima e sem fins comerciais. Mulheres podem doar óvulos até os 37 anos, e homens, espermatozoides até os 45 anos;
É permitida a gestação compartilhada entre casais de mulheres, quando o embrião formado com o óvulo de uma delas é transferido para o útero da parceira.
Vale lembrar que a fertilização in vitro está no âmbito de cobertura do SUS desde 2005, mas se torna um desafio devido as longas filas de espera. Além disso, poucos hospitais estão credenciados e contam com requisitos rigorosos de elegibilidade, como limites de idade (geralmente até 35-40 anos).