Fórmula 1 ajusta classificação para 2026 com entrada de nova equipe no grid. Saiba mais!

Fórmula 1 ajusta classificação para 2026 com entrada de nova equipe no grid. Saiba mais!

A Fórmula 1 terá alterações no formato da classificação a partir da temporada 2026 em razão do aumento do número de equipes no grid. Com a entrada da Cadillac, a categoria passará a contar com 11 escuderias, o que ampliará o total de carros em disputa e exigirá ajustes no sistema de eliminação das sessões classificatórias.

Mesmo com as mudanças, a estrutura da classificação seguirá dividida em três fases: Q1, Q2 e Q3, com durações de 18, 15 e 12 minutos, respectivamente. A principal diferença estará no número de pilotos eliminados em cada etapa. No Q1, seis competidores deixarão a disputa, um a mais em relação ao modelo utilizado até 2025. No Q2, outros seis pilotos serão eliminados. Com isso, apenas dez avançarão ao Q3, fase que define a pole position.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Nico Hülkenberg na Fórmula 1Reprodução/x: @stakef1team_ks Fórmula 1 renova contrato e garante GP de Mônaco no calendário até 2035Reprodução/x: @NextgenAuto GP do México decide rumos do título de pilotos da Fórmula 1 em reta final eletrizanteReprodução/X: @F1

Voltar
Próximo

Leia Também

Cultura
“F1: O Filme” é um espetáculo visual e sonoro que entrega além do esperado

Cultura
“Tenho direito à minha história”: Galisteu detalha vontade de contar sua vivência com Senna

Esportes
“Ancelotti vai levar o Brasil ao título da Copa”: diz Pato, ex-comandado do técnico

Flávio Ricco
“Conheci Ayrton através do legado”, diz Miguel Roncato

Apesar do aumento no número de equipes, o sistema de pontuação das corridas principais será mantido. O vencedor continuará recebendo 25 pontos, com a distribuição seguindo o mesmo critério até o décimo colocado de cada Grande Prêmio.

A temporada 2026 da Fórmula 1 contará com 24 etapas, com início marcado para o GP da Austrália, entre os dias 6 e 8 de março, no circuito de Albert Park, em Melbourne. Na sequência, o campeonato passará pela China, em Xangai, entre 13 e 15 de março, com corrida sprint, e pelo Japão, em Suzuka, de 27 a 29 de março.

O calendário segue com as etapas do Bahrein, entre 10 e 12 de abril, e da Arábia Saudita, de 17 a 19 de abril. Em maio, a categoria desembarca em Miami, de 1º a 3, com sprint, e no Canadá, em Montreal, de 22 a 24, também com corrida curta. O tradicional GP de Mônaco será disputado de 5 a 7 de junho, seguido pelas provas em Barcelona, entre 12 e 14 de junho, e na Áustria, de 26 a 28 de junho.

No mês de julho, a Fórmula 1 passará pela Grã-Bretanha, em Silverstone, de 3 a 5, com sprint, pela Bélgica, em Spa-Francorchamps, de 17 a 19, e pela Hungria, em Budapeste, de 24 a 26. Após a pausa de verão, o campeonato retorna com o GP da Holanda, em Zandvoort, entre 21 e 23 de agosto, com sprint, e segue para a Itália, em Monza, de 4 a 6 de setembro.

Ainda em setembro, a temporada terá uma etapa na Espanha, em Madrid, no circuito montado na região do IFEMA, entre 11 e 13, além do GP do Azerbaijão, em Baku, de 24 a 26. Em outubro, estão previstas as provas de Singapura, entre 9 e 11, com sprint, dos Estados Unidos, em Austin, de 23 a 25, e da Cidade do México, de 30 de outubro a 1º de novembro.

A reta final do campeonato contará com o GP de São Paulo, no Autódromo de Interlagos, entre 6 e 8 de novembro, seguido por Las Vegas, de 19 a 21, pelo Catar, de 27 a 29, e pelo encerramento em Abu Dhabi, no circuito de Yas Marina, entre 4 e 6 de dezembro.

Categories: ENTRETENIMENTO
Tags: calendárioESPORTESFórmula 1