A conquista de O Agente Secreto como Melhor Filme em Língua Não Inglesa no Globo de Ouro serviu de palco para declarações políticas do diretor Kleber Mendonça Filho. Em entrevista concedida após a premiação, ele fez críticas diretas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, classificando sua atuação à frente do país como irresponsável.
Ao comentar o contexto político recente do Brasil, o cineasta afirmou: “Há cerca de 10 anos, o Brasil deu uma guinada muito acentuada para a direita e esse tempo já passou. O ex-presidente está agora na prisão. Ele foi epicamente irresponsável ao não liderar o país”. A fala ocorreu durante a celebração do prêmio internacional conquistado pelo longa brasileiro.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Wagner Moura conquista o Globo de OuroFoto/Globo “O Agente Secreto” leva o prêmio de Melhor Filme Internacional no Globo de OuroFoto/HBOMax “O Agente Secreto” leva o prêmio de Melhor Filme Internacional no Globo de OuroFoto/HBOMax “O Agente Secreto” leva o prêmio de Melhor Filme Internacional no Globo de OuroFoto/HBOMax
Voltar
Próximo
Leia Também
Cultura
“O Agente Secreto” ganha data extra no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
Cultura
“O Agente Secreto” ganha mais de 10 minutos de aplausos em Cannes
Cultura
“O Agente Secreto” leva dois prêmios para o Brasil antes do encerramento de Cannes
Na mesma entrevista, Kleber Mendonça ampliou o discurso para refletir sobre o papel do cinema na sociedade contemporânea. “O cinema pode ser uma forma de expressar algumas queixas que todos temos em relação à sociedade em que vivemos”, disse o diretor, ao relacionar a produção artística com debates sociais.
Em seguida, ele direcionou a mensagem a jovens realizadores dos Estados Unidos, destacando o momento atual como propício para manifestações criativas e uso de novas ferramentas. “Este é um momento muito bom para se expressarem. E acho que os jovens cineastas nos EUA têm muito a dizer sobre o que acontece nesta sociedade. É isto que eu quero ver dos jovens cineastas”, afirmou.
Kleber Mendonça também deixou um recado aos brasileiros que estão iniciando no cinema, incentivando a valorização de narrativas locais. Ele lembrou que o próprio O Agente Secreto gerou debates a partir dessa perspectiva. “A gente falando da nossa casa, todo mundo ouve ao redor do mundo”, reforçou.
Além do prêmio recebido pelo filme, o Brasil voltou a ser destaque na mesma cerimônia com a vitória de Wagner Moura, protagonista do longa, que conquistou o Globo de Ouro de Melhor Ator em Filme de Drama na madrugada desta segunda-feira (12/1).